Revista Graphprint - Edição 151 - page 42

INSUMOS
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Alto desempenho na colagem, redução drástica na perda de ade-
sivos, menor custo commanutenção e diminuição nas horas pa-
radas para limpeza e ajustes. AAdecol garante que as vantagens
citadas se tornaram possíveis graças a uma nova geração de for-
mulações e equipamentos para adesivagem voltada ao segmen-
to de embalagens. “A tendência mundial é investir em sistemas
inteligentes, que sãomais precisos, menores e econômicos. São
soluções que entregammais por menos e ainda agridemmenos
o meio ambiente”, afirma Alexandre Segundo, diretor comercial
daAdecol.
Durante a produção, eventualmente, o uso de coleiros conven-
cionais pode causar uma série de problemas, como superaque-
cimento, adesividade deficiente emaior gasto de energia, dentre
outros. Esses obstáculos podem ser encarados durante o proces-
so, pois se trata de um recipiente onde ocorre a fusão do adesivo,
tendo que suportar altíssimas temperaturas.
Adesivos e coleiros customizados
para o setor de embalagens
DeacordocomaAdecol, fabricante
nacionaldeadesivos,aaplicaçãocom
Performeltgeraeconomiadeaté 30%
Em contrapartida, os coleiros de última geração, que estão che-
gando aomercado nacional, ocupammenos espaço, não oxidam
o adesivo, consomemmenos energia e oferecem rendimento su-
perior, dentre outras vantagens. Alguns deles adotam um sistema
onde o adesivo passa direto pelo equipamento, que não possui
reservatório, o que minimiza a ocorrência de problemas comuns
nos equipamentosmais antigos, como a carbonização do adesivo
no coleiro, e assim reduz as paradas de máquinas na linha de
produção.
Sinergianodesenvolvimento
A linhaPerformelt, daAdecol, por exemplo, éumhotmelt formula-
docompolímerosdemetaloceno. “Fizemosdiversos testescomo
Performelt eoutrosdenossosadesivoshotmelt emequipamentos
de ponta, como o InvisiPac, da Graco, e o Freedom, daNordson, e
os resultados foram excelentes. Estamos orgulhosos de oferecer
aomercado formulações que rodam com perfeição nesses novos
coleiros, ampliandoo resultadofinal paranossos clientes”, come-
moraSegundo.
AAdecol diz que o lançamento apresenta valor de densidademe-
nor que a base de EVA, por exemplo, garantindo alta adesão com
1...,32,33,34,35,36,37,38,39,40,41 43,44,45,46,47,48,49,50,51,52,...60
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