Revista Graphprint - Edição 151 - page 26

ExpoPrint Digital
GRAPHPRINT JAN/FEV 15
26
Coma facilidadedebaixas tiragensepersonalizaçãocomdadosvariáveis,osequipamen-
tos de impressão digital são as grandes apostas das empresas globais de impressão. O
diretor daExpoPrint Digital 2015egerentede vendasdegrandes contasdaCanonEduar-
do Buck, conversou sobre os avanços da impressão digital, as tendências e o espaço no
setor de impressão atual.
Para Buck, hoje o digital é a realidade. “Com os volumes em queda, está cada vezmais
difícil conseguirmanter osequipamentosoffset produtivosemgrandes tiragens,ondees-
ses sãomais competitivos. Agráfica que não possui a solução digital perde os pequenos
trabalhos,quena realidadeatual dosmercadosemcrise sãomaioria. Entãoémandatória
a aquisição de algum equipamento digital para compor o seu parque e buscar as peque-
nas tiragens e trabalhos diferenciados, em que se pode ter maior lucratividade. Visuali-
zamos essemovimentomuito claramente nosmercados desenvolvidos, tais como EUA e
Japão.Agora tambémnaAmérica Latinae, sobretudonoBrasil, queapresentauma curva
de aquisição de tecnologiamuito parecida aos paísesmais desenvolvidos, podemos sim
observar ummovimento demaior procura por tecnologias digitais”, avalia.
A busca por trabalhos diferenciados é relevante e as empresas precisam estar pron-
tas para alcançar este objetivo: “Há várias tecnologias digitais, tais como jato de tinta
e laser, e cada uma delas pode oferecer uma gama diferente de soluções às gráficas
e, consequentemente, aos clientes deles. O grande apelo da tecnologia digital é justa-
mente a possibilidade de se oferecer algo diferenciado ao cliente, como a impressão de
dados variáveis, por exemplo. Assim sendo, os gráficos precisam entender o como tirar o
máximo de cada equipamento e usar sua criatividade para oferecer o diferente. O papel
dos players digitais é fomentar os gráficos com informações e exemplos para que estes
possam conquistar novos clientes”, observaBuck.
O diferente pode estar em oferecer ao cliente final a quantidade de impressão que este
deseja por um preço acessível e com um produto de qualidade, caso da impressão sob
demanda. “A impressãosobdemandaéumaoportunidadeparaalcançar novosmercados
e fortalecer a presença nos já existentes. Podemos oferecer serviços para os setores de
baixoemédiovolumede impressão,produzindo livroscomqualidadesuperior enaquan-
tidade exigida pelo cliente”, explicaBuck.
Sobre a presença da Canon, Buck in-
forma que a empresa oferece todo o
suporte para adequação do parque
gráfico, proporcionando maior eficiên-
cia naprodução dos livros. Outroponto
importante é que a empresa é parceira
doProjeto Fábrica de Livros, da Editora
Scortecci, que incentiva novos talentos
da literatura. As empresas devem ter
como foco oferecer alternativas dife-
A impressãodigital possui hojeuma importância
fundamentaldentrodomeiográfico. Asmáquinas
conquistaramseuespaçonosparquesgráficoseo
transformaramtotalmente.
Diretor daExpoPrint Digital 2015,
EduardoBuck ressaltaa evoluçãoda
impressãodigital noBrasil
EduardoBuck,diretordaExpoPrint
Digital 2015egerentedevendasde
grandescontasdaCanon,dizqueo
grandeapeloda tecnologiadigital é
justamenteapossibilidadedeseoferecer
algodiferenciadoaocliente,comoa
impressãodedadosvariáveis,por
exemplo
1...,16,17,18,19,20,21,22,23,24,25 27,28,29,30,31,32,33,34,35,36,...60
Powered by FlippingBook