Revista Graphprint - Edição 151 - page 30

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do de janeiro a junho de 2014, questionam o dogma de que o brasileiro não lê: 88,01%
dos R$ 13,65 milhões consumidos no período pelos portadores dos 215.249 cartões
emitidos referem-seàcomprade livros, jornaise revistas.Seguem-seocinema (9,26%),
instrumentosmusicaiseacessórios (1,32%),CDseDVDs (0,66%) eartescênicas, espe-
táculosedemaisatividades culturais (0,75%).
“Observa-se nessas estatísticas oficiais do Ministério da Cultura que, em números
absolutos, os beneficiários do programa aplicaram poucomais de R$ 12milhões em
leitura nos primeiros seis meses de sua execução prática. Trata-se de um dos mais
importantes investimentos que se pode fazer, considerando os dividendos obtidos no
mercadode trabalho, na formaçãoescolar eacadêmicaena vida. Afinal, aquisiçãode
informaçãoeconhecimentocontribui demodomuitosignificativoparaaboa formação
e o desenvolvimento dos indivíduos”, afirmaKarine.
Os dados podem parecer surpreendentes ante o índice histórico de leitura no Bra-
sil, muito abaixo do que se observa nas nações desenvolvidas e atrás também de
alguns emergentes, como a nossa vizinha Argentina. “No entanto, os resultados do
ValeCultura, incontestáveis quanto à opçãopelos livros, jornais e revistas noprimeiro
semestredesteano, referendamna realidadedomercadouma tendênciaque jáhavia
sido apontada na última edição da pesquisa Retratos da Leitura. O paradigma de que
obrasileironãogostade ler vai sendoderrubado àmedidaque apopulação temmais
acessoa livros, jornaise revistas. Estamosassistindoaumapaulatinamudançahistó-
rica. Sãováriasascausasdessa transformação,dentreelasademocracia, a liberdade
de imprensa e expressão, a estabilidade damoeda, amaior inclusão socioeconômica,
programas como o Vale Cultura e de distri-
buição de obras didáticas, literárias e para-
didáticas aos alunos das redes públicas dos
ensinos fundamental emédio”, diz Karine.
Aliadosouvilões?
Recente texto publicado no Jornal Metas
(publicado também no Blog do Galeno) ob-
serva que a internet virou grande aliada do
livro. Com o avanço da informática, houve
quem profetizasse o fim do livro “físico” e
defendesse que os e-books - livros em ar-
quivos digitais - fossem tomar o seu lugar.
Esta transição se vêpoucohoje. Emboraoe-
-book seja mais consumido a cada dia, ele
ainda não chega nem perto das vendas dos
livros de papel. A verdade é que a internet
e o livro acabaram, de certa forma, sendo
aliados. Quem gosta de literatura encontra
na redemuitossitesque tratamdesteassun-
to, tanto para comercializar e-books e livros
novosouusados,comopromover discussões
acerca de algum título, buscar por dicas de
compraouaindadescobrir novosautores.
Deacordocomo texto,a internet fazumpa-
pel também de estímulo à leitura entre as
pessoasque se interessampeloassunto. Os
e-books, emboradigitais,nãodeixamde ser
livros e, por isso, são também importantes
para cultivar o hábito da leitura e nem sem-
prequemcomprao livrodigital abandonade
vez o hábito de ler as edições físicas.
Amatéria informaquequemgostade lersobre
livros,procurarnovos títuloseconversarsobre
literaturaencontrauma redesocial para tratar
somentedesteassunto:oSkoob.A redeébra-
sileiraepromovea interaçãoentre leitoresde
todos os cantos do país. No Skoob a pessoa
pode formar suaestante virtual: adiciona-seo
livro, que então é classificado em categorias,
como“quero ler”, “tenho”e“já li”. É possível
fazer resenhassobreosgrupos, receber reca-
dos, interagir em grupos com omesmo inte-
resse literário ou ainda ter um perfil “Plus”,
uma ferramentacriadapela redeparapermitir
a trocade livrosentreosusuários.Alémdisso,
oSkoob costuma sortear entre os usuários li-
vroscortesiadadospelaseditoras.
Cenário favorável.DeacordocomdadosemitidospeloCenários Ibá (boletimmensal da
IndústriaBrasileiradeÁrvores),nos11primeirosmesesde2014a receitadeexportações
decelulose,painéisdemadeiraepapel totalizouUS$6,8bilhões,oque representa
crescimentode1,9%em relaçãoaomesmoperíododoanopassado,quandoo total foi de
US$6,6bilhões.Osaldodabalançacomercial dosetorde janeiroanovembroédeUS$
5,1bilhões,oquecorrespondeaumcrescimentode3,9%em relaçãoaosaldodomesmo
períododoanopassado
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