Revista Graphprint - Edição 149 - page 50

CENÁRIO
GRAPHPRINT NOV 14
50
A IDC Brasil, empresa que atua na inteligência demercado, serviços de consultoria e con-
ferências com as indústrias de tecnologia da informação e telecomunicações, divulgou os
dados consolidados do mercado de impressão no Brasil no segundo trimestre de 2014.
Nesse período, foram comercializados 805mil equipamentos de impressão, 21% amenos
do que o último trimestre e 11,8% amenos do que nomesmo período de 2013.
Nosegundo trimestrede2014,aacentuadadiminuiçãonasvendasdeequipamentosnovos
noBrasil atingiu tanto a tecnologia jato de tinta (que atualmente representa 72,9% do total
de vendas), como a tecnologia laser (27,1%das vendas).
Os resultados de ambas as tecnologias são altamente influenciados pelos volumes de ven-
das dos equipamentos demenor porte, que em decorrência de suas especificações técni-
cas e precificação são, em suamaioria, endereçados à demanda de usuários domésticos,
profissionais liberais e pequenas empresas. Nesse nicho de mercado – equipamentos de
menor porte–houve amaior queda em volumes de vendas.
Sazonalidade trimestral e ano
atípico impactam vendas no
mercadode impressão
Apósumprimeirotrimestrecomresultadosotimistas,
mercadoapresentagrandeoscilaçãoeé impactado,
principalmente, durantearealizaçãodaCopadoMundo
“Não podemos nos esquecer de que
a Copa doMundo de Futebol ocorreu
exatamente durante o segundo tri-
mestre, e que além de menos dias
úteis no período há outros fatores e
dinâmicas de natureza competitiva
que também foram responsáveis pe-
los resultados negativos do merca-
do como um todo”, fala Diego Silva,
analista demercado da IDCBrasil.
Dentre esses fatores, a IDC destaca
especialmente o reposicionamento
de preços dos fabricantes de maior
presença no varejo e, por parte do
comércio em geral, a intensificação
de foco em outras linhas de produ-
tos, principalmente os televisores.
Por se tratar de um ano extrema-
mente atípico (Carnaval emmarço,
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52,53,54,55,56,57,58,59,...60
Powered by FlippingBook