Revista Graphprint - Edição 149 - page 26

Gerenciamento de cores
GRAPHPRINT NOV 14
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re e procedimentos para manter a con-
sistência das cores entre os diferentes
dispositivos da produção digital de ima-
gens e documentos, desde a sua captura,
edição até a impressão final. Em poucas
palavras, sãoosprocedimentose tecnolo-
gias necessários para garantir que as co-
res sejam consistentes em todo processo
de produção de conteúdo digital, desde a
concepção até a publicaçãofinal.
Na era digital, cada equipamento de
captura ou impressão possui um siste-
ma de cores próprio e sempre que uma
imagem for transferida de equipamento
hádistorçãode cores. Odesafio começa
na captura da imagem. De acordo com
o texto da Colorpixel, o que poucos se
dão conta é que se digitalizamos essa
mesma imagem em dois scanners dis-
tintos teremos dois conjuntos diferentes
de valoresR, G eBpara cadaumadelas.
No casode câmeras digitais, oproblema
é o mesmo: se fotografarmos a mesma
cena com duas máquinas digitais dife-
rentes, o valores R, G e B das imagens
também não serão iguais.
Diferençasentre
impressoras inkjet, offsete
laser
Essa diferença nas cores primárias CMYK
pode parecer sutil à primeira vista, mas
gera diferenças relevantes na impressão
final. Se imprimirmos um mesmo arqui-
vo em equipamentos inkjet, offset e laser
obteremos três impressões com cores
distintas. As diferenças nas cores acon-
tecem porque os valores R, G e B ou C,
M, Y e K são medidas de cores relativas,
e não absolutas, pois dizem respeito ao
sistema de cores próprio e único de cada
equipamento. Com a universalização da
tecnologia digital e da edição eletrônica
de documentos e imagens, o intercâmbio
de arquivos passou a gerar infinitas com-
binações de sistemas de cores de dispo-
sitivos. O resultadoéquea relatividadede
sistemas de cores RGB ou CMYK tornou-
-se umproblemamuitomaior.
Em 2005, a ISO tornou o perfil ICC um
padrão internacional. Todos os softwares
profissionais de editoração eletrônica,
ilustrações, edição de imagens e proces-
samento de PDFs suportam amplamente
os perfis de cores, o que facilitou enor-
memente a incorporação das práticas de
gerenciamento de cores.
AdrianoMedeiros,diretordaPixel Dots:
“Formamos desde equipes de acabamento, a aplicadores
de adesivos, pré-impressores e impressores. Recentemente,
investimos namontagem de equipes completas, para ‘start’
em empresas que estão começando no segmento, contratando
pessoas sem qualquer experiência e transformando-os em
profissionais qualificados em poucos dias de treinamento.”
EvelinWanke,gerentedeprodutosLFPsdaEpson:
“As provas digitais têm a função de atestar, por antecipação e com
características visuais tão próximas quanto possível, a aparência final
do produto que será impresso. Servem também como documentos
contratuais entre a gráfica e seu cliente.”
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