Revista Graphprint - Edição 149 - page 25

GRAPHPRINT NOV 14
Gerenciamento de cores
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Além da máxima qualidade em qualquer
tipo de impressão, o gerenciamento de
cores, quando conduzido de forma corre-
ta, resulta em custos de produçãomeno-
res, inegavelmente.
O primeiro passo é estabelecer os crité-
rios de controle do processo de impres-
são, definindo os parâmetros a serem
controlados. Esses parâmetros são: tipo
e qualidade da blanqueta, ajuste correto
e preciso da solução de molha, tolerân-
cias para cor de tinta, ganho de ponto,
contraste, gris, tipode papel,manutenção
do equipamento etc. O segundo passo é
a linearização das chapas, o que significa
que a porcentagem dos pontos das cha-
pas corresponde ao arquivo. O terceiro
passoéconhecer osespaçosdecor quea
impressão offset e a prova de cor são ca-
pazes de reproduzir. Esses dados são co-
letadospormeioda impressãodeum test
form. Esse é um pré-requisito para que a
máquina seja ajustada e para verificar se
os procedimentos da impressão estão de
acordo com os critérios de padronização
pré- estabelecidos. Assim que o test form
for impresso, medem-se as cores com
um espectrofotômetro e um software de
análise. O espectrofotômetro de leitura e
o software de análise utilizados são fun-
damentais na qualidade dos resultados.
De acordo com o site da Adobe é neces-
sário criar um ambiente de exibição para
o gerenciamento de cores. Sendo assim,
seuambientede trabalho influenciaama-
neira como você vê as cores nomonitor e
na saída impressa. Toda a atmosfera de
produção implica resultados satisfatórios.
Para isso, visualize os documentos em um
ambiente que forneça um nível de luz e
temperatura de cor uniformes. Por exem-
plo, as características de cores da luz do
solmudamao longododiaealteramama-
neira como as cores são exibidas na tela.
Por isso,mantenhaascortinas fechadasou
trabalheemuma sala sem janelas.
Observe que o cuidado com a cor vem
JúlioCoutinho,managingdiretordaQ.I.PressControls:
“Os sistemas baseados em imagem precisam conhecer de antemão
a imagem a ser impressa, via arquivoTIFF. Com isso conhecem-se de
antemão os níveis de cobertura e onde precisam chegar.Além disso,
em função do ‘fingerprint’, realizado quando na instalação, o sistema
sabe, de antemão, como aquela rotativa, com papel, chapa e tinta
específicos, afeta as cores e ganho de ponto.”
bem antes da preparação do arquivo. No
sitedaAdobe, asdicas conduzem seu tra-
balho para uma sala com paredes e teto
de cores neutras. Sim, a cor da sala pode
afetar a percepção de cor no monitor e
no material impresso. A melhor cor para
um ambiente de exibição é o cinza neu-
tro. Outro detalhe, nãomenos importante,
é a cor das suas roupas, que refletem no
vidro do monitor, afetando diretamente a
aparência das cores na tela.
Remover os padrões de fundo coloridos
da área de trabalho do monitor precisa
ser ativado. Padrõesmuito detalhados ou
brilhantes em torno de um documento in-
terferem na percepção precisa das cores.
Configure a área de trabalho para exibir
somente tons neutros de cinza.
De acordo com o site da Colorpixel, em-
presa especializada em soluções de ge-
renciamento de cores, o gerenciamento
de cores é o uso combinado de equipa-
mentos de medição de precisão, softwa-
KeslerSantos,gerentedeprodutoda linhaPrinect daHeidelberg:
“Além da impressão híbrida a impressora digital têm características
específicas para fazer a calibração, além disso, é preciso ter o perfil
correto de cor da impressora offset.”
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