Revista Graphprint - Edição 149 - page 22

EMBALAGEM
GRAPHPRINT NOV 14
22
A 14ª edição do Prêmio Abre da Embalagem Brasileira 2014, promo-
vido pelaAssociação Brasileira de Embalagem (Abre) revelou os ven-
cedores deste ano no dia 11 de setembro, em São Paulo. Empresas
e profissionais do design e da indústria do setor foram reconhecidos
peloseuesforçoemaprimorar aqualidade,odesign,a funcionalidade
e a inovação, os processos e a sustentabilidade, que contribuempara
a valorização da embalagemnacional.
A avaliação dos trabalhos inscritos em 2014 se baseou, entre outros,
em aspectos como a qualidade, a funcionalidade, a ergonomia, as
tecnologias aplicadas, os benefícios oferecidos ao consumidor e os
ganhos emprocesso.
“Constatamosqueasembalagensbrasileirasderamumsaltoemqua-
lidade e inovação. Essa nova forma de comunicação é um reflexo do
desenvolvimento da sociedade brasileira, permitindo que as embala-
gens fujam de padrõesmais engessados de comunicação, tornando-
-as tambémuma ferramenta importantedediferenciação, reforçando
a competitividade dos produtos emarcas”, avalia Gisela Schulzinger,
presidente daAbre.
Para a executiva, as embalagens estão criando uma forte conexão
entre a marca e os consumidores, seja pela linguagem gráfica mais
dinâmica seja por estruturas mais ergonômicas e funcionais, ou por
novas tecnologias que entregammais valor.
Nesta 14ª edição houve uma evolução em relação ao ano passado. O
prêmio tevequatro importantes novidades. Aprimeiradelas foi amu-
dança na Categoria Sustentabilidade, que a partir de agora faz parte
do Módulo Especial e que passou a incorporar uma visão holística
sobre os conceitos de sustentabilidade aplicados à embalagem, con-
forme referências que vêm sendo trabalhadas pelo Comitê de Meio
Ambiente eSustentabilidade da associação e que podem ser conferi-
das nos diversos documentos publicados pela entidade.
Outra inovação foi a introdução da Categoria Imprensa, também par-
te do Módulo Especial. As matérias concorrentes foram escolhidas
pelacomissãoorganizadoradoPrêmioAbreepelaDFreire,assessoria
de imprensa da entidade. Essa categoria tem por objetivo premiar a
matéria que mais se destacou com relação a criatividade da pauta,
clarezana informação, consistenteapuraçãodos fatosequalidadedo
texto e contribuição para o setor.
PrêmioAbredaEmbalagemBrasileira2014
Nesteano, destaquepara:VigorAlimentos
(EmpresadoAno); LincolnSeragini
(profissionalhomenageado); eBemis Latin
America (categoriaSustentabilidade)
A terceira novidade dessa edição foi a alteração na Categoria
da Personalidade doAno, que passa a se chamar Profissional
Homenageado. O objetivo agora é homenagear o profissional
que tenha dedicado a sua carreira ao desenvolvimento e o
aprimoramento da embalagem ao longo dos anos e não ape-
nas durante o ano corrente, como era avaliado anteriormente.
Em linha com a evolução tecnológica, a última novidade é a
etapa online no julgamento técnico do PrêmioAbre. Essa ini-
ciativa amplia os horizontes do evento em nível nacional, o
que permitiu a participação de 57 jurados, profissionais das
áreas de embalagem, jornalismo, ensino e design reconheci-
dos deestados comoCeará, Pernambuco,Riode Janeiro, São
Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do
Sul.
Para Isabella Salibe, gerente comercial e de marketing da
Abre, “todas as novidades implementadas no Prêmio Abre
2014 refletem omomento que a associação está vivendo, um
momento em que é necessário repensar as suas ações, mas
não necessariamente modificá-las, e sim torná-las mais efi-
cientes e em linha com os anseios dos associados, da socie-
dade e domercado”.
O prêmio contou nesta edição com o apoio do conselho de
jurados, composto por Abedesign - Associação Brasileira de
EmpresasdeDesign,Cetea -CentrodeTecnologiadeEmbala-
gens; e SBVC - Sociedade Brasileira deVarejo e Consumo. As
entidades conferem consistência ao julgamento e visãomul-
tidisciplinar àsprincipais interfacesdaembalagem. Destaque
tambémpara o apoio daOrganizaçãoMundial da Embalagem
(WPO) e daUnião Latino-Americana de Embalagem (Ulade).
1...,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21 23,24,25,26,27,28,29,30,31,32,...60
Powered by FlippingBook