Revista Graphprint - Edição 169 - page 40

Plotters
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de venda interno com baixo custo, impressão dematerial para decoração interna per-
sonalizada, aplicações fotográficas, entre outras. Recentemente, lançou alguns mo-
delos especialmente para atender este novo perfil de consumo, como, por exemplo,
a imagePrograf PRO-1000, voltada para o segmento de impressão de alta qualidade,
fotográfico e fine-art, e imagePrograF670, para impressões desde um documento téc-
nico até uma impressão de fotolito serigráfico, por exemplo.
Em outro setor, a Canon lançou o modelo iPF670, que atende tanto os profissionais
de impressão de documentos técnicos, como engenheiros, arquitetos e desenhistas,
quanto profissionais que precisam utilizar comunicação visual nos pontos de venda,
sinalização internaetc. “Essemodeloestáemevidêncianosprojetosde impressãode
cartazesparapontosdevenda,bannersparacomunicaçãovisual internae impressões
de fotolito serigráfico através de softwaresRIP opcionais”, comentaTuvetto.
Luis Iglesias, diretor executivo de key accounts da Xerox, faz uma análise plural do
mercado: “A despeito de ter diminuído o mercado de sinalização externa, há outros
mercados que utilizam plotagem e que têm crescido em percentuais. Esse segmento
também temcrescimentomuito,nãosópelasinalizaçãooutdoor. Oquemais temcres-
cido é a sinalização indoor. Hoje em dia há a demanda por adesivação, envelopagem,
sinalização para diversas finalidades, em
shoppings e aeroportos. Os avanços tec-
nológicos permitem essa versatilidade por
meio de adesivos, totens, banner gigante,
que são mensagens institucionais e tam-
bém propagandas impressas. Peças que
permitem a mobilidade da comunicação
impressa dentro de ambientes comerciais,
empresas, instituições públicas, hospitais,
aeroportos, estações de metrô, grandes
eventos,universidades, estádiosde futebol
são outros destaques. A partir do uso da
tecnologia em grandes formatos já existe
até mesmo a possibilidade de pigmentar
diretamente em tecido.”
ThiagoFabbrini,consultordesoluçõespara
parceiros da HP, lembra que omercado de
sinalização de grande formato se transfor-
mou ao longo dos 10 anos emque a Lei da
Cidade Limpa foi estabelecida. “O cresci-
mento econômico dos anos anteriores foi
propulsor para a retomada de demanda. E
mais do que isso, a exploração e a desco-
berta de novos segmentos de mercado e
aplicações derammais criatividade e im-
pulso ao setor”, avalia o executivo daHP.
EQUIPAMENTOSEMAÇÃO
Iglesias coloca em destaque a IJP 2000.
É um equipamento totalmente orientado
para atender as maiores demandas e, ao
mesmo tempo, respeita a regulamentação
paraseramigável aoambiente.“Nãoutiliza
nadaque seja agressivo ambientalmente e
usa tinta à base de água, que proporciona
baixo custo de produção no total, aliada à
elevada qualidade de resolução. O fato de
ser altamente amigável com o ambiente,
ter o custo de produção extremamente
econômico e atingir alta qualidade de im-
pressão torna a IJP2000 um investimento
extremamente rentável”, avisa o executivo
daXerox.
Porsuavez,aHPvemcomumasériede im-
pressoras HP Látex 300 com trêsmodelos
que sãoosmais comercializados:HP Látex
310 com 1,37m para clientes entrantes;
Luis Iglesias,diretor executivodekeyaccountsdaXerox:
“A despeito de ter diminuído omercado de sinalização externa,
há outrosmercados que utilizam plotagem e que têm crescido em
percentuais. Esse segmento também tem crescimentomuito, não
só pela sinalização outdoor. O quemais tem crescido é a sinalização
indoor. Hoje em dia há a demanda por adesivação, envelopagem,
sinalização para diversas finalidades, em shoppings e aeroportos.”
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