Revista Graphprint - Edição 169 - page 30

ACABAMENTOSESPECIAIS
GRAPHPRINT SETEMBRO 16
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Adiferenciação
comobola
da vez
EMPRESASVIVEMODESAFIODECRIAR
NOVOS INSUMOSSEMPRECOM FOCONO
IMPRESSOCOMVALORAGREGADO
FábioSabbag
Da impressão ao requinte final há alguns passos que preenchem
o nobre ofício gráfico. As impressoras que compõem o ambiente
gráfico brasileiro estão totalmente equiparadas com o que há de
melhor no mundo todo e cabe a cada empresário direcionar sua
linha produtiva ao diferencial competitivo. Nesse ponto entra em
pauta nadamais nadamenos do que o processo de acabamento,
que envolve recursos como aplicação de verniz, dobras, refiles e
cortes customizados.
Quase que num passe de mágica o impresso ganha corpo, volu-
me e aparência alternativas. Mesmo tendo gráficas competentes
tanto na impressão como no acabamento há no mercado diver-
sas empresas que criaram experiência interessante ao prestar
somente esse tipo de serviço. Do mais simples ao promocional
maisousado,omercadográficobrasileirocontacomprofissionais
preparados para exercerem a arte do acabamento.
A demanda exigente, que prima pela diferenciação, sempre, trouxe
à tona do setor empresas dispostas a apresentarem insumos cada
vezmaiscompetitivos.Nasceuassimum timede fornecedorescom
variadasmatérias-primas voltadasaosacabamentosespeciais.
André Nato, supervisor comercial daToyo, por exemplo, diz que a
multinacional japonesa tem uma vasta gama de produtos de aca-
bamento para os segmentos offset, flexografia e serigrafia. “Para
offset e flexo trouxemos ao mercado brasileiro os vernizes UV
anti-impressãodigital queevitammanchas, vernizesdrip-off para
UV low energy, vernizes UV que aceitam aplicação de hot e cold
stampingeadesivospara cold foil e vernizesUVparaembalagens
de alimentos. Há ainda a linha de produtos para serigrafia, como
vernizes UV hard-coating para proteção e tintas serigráficas para
decoração com efeito textura e soft touch”, detalha.
MarcosMarcello,diretor demarketingdaProlam, lembraque todo
impresso tem a missão fundamental de comunicar uma mensa-
gem e cada vez mais a diferenciação qualitativa, visual e sen-
sorial torna-se vantagem competitiva. “No acabamento gráfico,
a combinação de materiais permite a obtenção de contrastes e
complementosdesejados.A termolaminaçãopermiteao impresso
demonstrar diferenciadas formas de apresentação visual, como
apresentação fosca, alto brilho, prateada, soft touch, scuff free
e 3D holográfico, entre outras. Com isso a impressão pode ser
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