Revista Graphprint - Edição 165 - page 64

ARTIGO
GRAPHPRINT MAIO 16
64
Embalagem é considerada um negócio rentável e com crescimento consistente e sempre
maior que o PIB de cada nação. Essa transformação vem ocorrendo pelo fato de que cada
vezmais a população está se urbanizando e, com isso, a demanda por embalagens au-
menta. Quantomaior éo índicedapopulaçãourbanizada,maior éademandapor embala-
gens, gerandomaior desenvolvimento para o segmento. As embalagens são responsáveis
por diferentes atuações perante o produto, o consumidor e o fornecedor, ora como um
invólucro de proteção e contenção do produto, da forma mais eficaz possível, ora sendo
uma ferramenta demarketingde grande potencial na decisão do consumidor e, de acordo
com a tendência global, um apelo à sustentabilidade.
Proteção e transporte eficazes foram as primeiras responsabilidades atribuídas à embala-
gem com o objetivo de facilitar e aumentar a acessibilidade a diversos produtos ao redor
domundo. Essas responsabilidades passaram a ser um pré-requisito na produção da em-
balagem, istoé,novasnecessidades foramsurgindoemconsequênciadodesenvolvimento
e adaptação domercado, que transformou o atendimento no balcão no autoatendimento
na gôndola, e inclusive na internet, permitindo que o consumidor pudesse comparar e
escolher de acordo com sua preferência.
Desde então, a embalagem passou a ser uma ferramenta de marketing que carrega e
promove marcas e imagens de produtos. Passou também a ser a forma mais eficaz de
representar qualidadee valor, atuando, consequentemente, comoumapelo comportamen-
tal e de status da sociedade. No Brasil, a indústria de embalagens nacional tem assumi-
do considerável representatividade na economia do país, trazendo o desenvolvimento, a
equivalência tecnológicamundial, o aumento do emprego formal e a preocupação com o
desenvolvimento sustentável.
Conforme o relatório “The Future of Folding Cartons to
2020” (2015), de Stephen Harrod, da Smithers Pira, o
volume global consumido de papel cartão foi de US$
87 bilhões em 2014. Esse volume deverá ultrapassar
os US$ 100 bilhões por volta de 2020. A demanda é
dominada pelaÁsia, com 52%; a Europa fica com 25%,
e asAméricas, com 19%. E a expectativa, segundo es-
tudodaSmithersPira,édequeaparticipaçãoda região
salte de 52%, em 2014, paramais de 60% domercado
até2020. Oprincipal fator para odomínioda região é o
crescimento dademandadaChina, quedeve aumentar
a sua participação de mercado, saltando de 31% em
2010 para 39% até 2020, o que representará um con-
sumo superior a 6%do total.
Mercadode embalagens
depapel cartão
PorAssuntaNapolitanoCamilo*
Foto: LeandroAndrade
O estudo mostra ainda que a categoria
de produtos de cuidados para a saúde é
amaior usuária de embalagens de papel
cartão, seguida do segmento de cigarros,
que também enfrenta os desafios mais
significativos no uso deste tipo de emba-
lagem. Outro segmento que influencia o
crescimento da demanda de embalagens
de papel cartão é o de produtos de lim-
peza.
A popularidade dos alimentos secos, es-
pecialmente na Ásia, está impulsionan-
do a demanda de embalagens de papel
cartão; por outro lado, amelhoriagradual
nessas cadeias de distribuição e da ex-
pansão de supermercados nesta região
1...,54,55,56,57,58,59,60,61,62,63 65,66,67,68
Powered by FlippingBook