Revista Graphprint - Edição 165 - page 62

TENDÊNCIAS
GRAPHPRINT MAIO 16
62
De acordo com uma pesquisa global de consumidores patrocinada pela
Intel Security, a maioria dos participantes ao redor do mundo (61%)
compartilharia com empresas dados pessoais coletados em suas smart
homes (casas inteligentes) em troca de dinheiro e 70% concordam que
as empresasdeveriam fornecer cupons edescontos a clientes em troca
dedados sobreautilizaçãodedispositivos.Apesquisa também consta-
touque77%dosparticipantesacreditamqueas smart homes serão tão
comuns em 2025 quanto são os smartphones hoje, mas 66% também
demonstrammuita preocupação com criminosos cibernéticos.
A pesquisa “Internet of Things and the Smart Home”, divulgada pela
Intel Security,entrevistou9mil pessoasdenovepaíses:Austrália,Brasil,
Canadá, França,Alemanha, Índia,México,ReinoUnidoeEstadosUnidos.
“As smart homes e os dados associados têm a capacidade de aprimo-
rar o cotidiano dos consumidores”, disse Steve Grobman, diretor de
tecnologia da Intel Security. “A pesquisa mostra que as pessoas estão
dispostas a compartilhar dadospor umpreço,mas aindaestão compre-
ensivelmente preocupadas com as ameaças cibernéticas. A segurança
precisa ser essencial para a Internet das Coisas e quando utilizada cor-
retamente poderá ser uma facilitadora da IoT.”
Os participantes da pesquisa preocupam-se principalmente com pos-
síveis ameaças de segurança nas smart homes, com 92% expressan-
do preocupação com a possibilidade de seus dados pessoais serem
acessados por cibercriminosos. Ainda assim, como prova da segurança
inovadora, quase o mesmo número de participantes (89%) disse que
optaria por proteger todos os dispositivos inteligentes por meio de um
único pacote de segurança integrado.
Topa compartilhar
dados pessoais por
dinheiro?
PESQUISADA INTELSECURITYSOBRE INTERNET
DASCOISASESMARTHOMESMOSTRAQUEAS
PESSOASESTÃODISPOSTASACOMPARTILHAR
DADOSPESSOAISPORDINHEIRO. NOBRASIL, OS
ENTREVISTADOSACREDITAMQUEASSMARTHOMES
PODERÃO FACILITARASTAREFASDOMÉSTICASE
ATÉREDUZIROVALORDASCONTASAPAGAR
Os consumidores mostraram-se menos entusiasmados so-
breosmétodosde segurançaexistentes, como senhas, com
4 em cada 10 participantes prevendo que as senhas serão
insatisfatórias nas smart homes e3/4 (75%) receosos sobre
o número de senhas necessárias para gerenciar as smart
homes. No entanto, a biometria obteve um bom desempe-
nho comoalternativaparaacessar as smart homes. Quando
questionados para escolher diversas formas preferenciais
de segurança biométrica, 54% optaram por impressão di-
gital; 46%, reconhecimento de voz; e 42%, escaneamento
de olhos.
OSRESULTADOSDAPESQUISANOBRASIL
Quasemetade dos brasileiros (46%) acredita que em 2025
ascasas inteligentes (smart homes) serão tãocomunscomo
os smartphones. Para os brasileiros, o maior benefício de
viver emuma smart home seria: termais tempodequalida-
de com a família (67%), mais tempo para si mesmo (54%),
mais tempo para viajar (37%), mais tempo com os amigos
(36%), mais tempo com os filhos (36%) emais tempo para
ler (33%).
Os entrevistados também acham que os dispositivos inte-
ligentes das smart homes poderiam reduzir as tarefas do-
mésticas como limpar, cozinhar e lavar roupas (63%), re-
duzir os gastos com artigos para o lar (53%), as dívidas das
famílias (44%), as incumbências domésticas como compras
desupermercado (43%) eaté reduzir asbrigascomvizinhos
(20%).
Sobre quais despesas os entrevistados acham que a smart
homepoderiaajudar a reduzir, amaioriaesperapoder redu-
zir as contas de gás e de energia elétrica (65%), as contas
de água (56%), as contas de aquecimento ou resfriamento
(52%), as contas de Internet e cabo (50%), o vazamento de
1...,52,53,54,55,56,57,58,59,60,61 63,64,65,66,67,68
Powered by FlippingBook