Revista Graphprint - Edição 142 - page 36

PapéisEspeciais
GRAPHPRINT ABR14
36
bémverificamosousodospapéiscoloridos
impressosemdigital1x1ou1x0cor,elimi-
nandochapadosquenemsempretêmbons
resultadosnaimpressãodigital,oubaixando
ocustodaimpressão,quenestecasoémais
elevadodoqueopapel”,detalha.
NaavaliaçãodeMárcia,nosúltimosdoisanos
ocenáriográficoviveummomentodetransi-
ção,noqualatecnologiadigitalcresceapas-
soslargos,commuitaqualidadedeimpres-
são.“Notamosqueasgráficasemgeralestão
atentasaessenovonichoevêmmigrandoou
ampliandoseulequedeopçõescommaqui-
náriosmodernos,mãodeobraespecializada
enovasalternativasemsubstratos.Comtoda
essamudançaospapéisespeciaiscadavez
maisganhamespaço,poisadiversificação
éonossolema.Temosopçõesparatodosos
gostosebolsos também”, indica.
AcoordenadorademarketingdaVSPdizque
aempresaépioneiranoquesito testesde
papéisespeciaisemimpressãodigitalecada
JefersonLeite,gerentegeral devendasda International Paper:
“A International Paper foi pioneira e lançou, em 2012, oChambril Digital.
É o primeiro papel offset para impressão digital inkjet domercado
brasileiro. Com tecnologia ImageLok, já utilizada pela IP nos Estados
Unidos, a linha proporciona coresmais vivas, pretomais intenso,menor
risco de borrões e alta definição das linhas.”
HideSilva,gerentedebacksellingAméricaLatinadaArjowiggins:
“(Para a impressão digital) lançamos uma linha extensa que abrange
papéis com diferentes acabamentos, texturas, cores e gramaturas.
Mantendo suas características básicas, adapta-se perfeitamente aos
novos equipamentos.”
vezmaisinvesteemnovasparceriascomfabricantesdemáquinasvoltadasparaestemer-
cado.“Pormeiodessasparcerias,testamosdiversospapéiseconfeccionamosbookscoma
Xerox,Oki,Konica,Canon,entreoutras,quandomostramosaomercadoqueépossível,sim,
produzirimpressosdequalidadeusando-semídiasespeciaiseimpressorasdigitais.Conse-
qüentementegeramosdemandaeacabamoscomomitodequepapelespecialnãopodeser
impressoemdigital”,assegura.
LeiteexplicaqueoChambrilDigital,porexemplo,contacombomcorpoeestabilidadedimen-
sional.Oproduto,quandocombinadoatintaspigmentadas,proporcionamaiorvivacidade
dascoreseaumentaaintensidadedospretos,asseguraoexecutivo.“Contaaindacomalta
brancura,excelenteformação,opacidadeeresistênciasuperficial.Comoaimpressãodigital
permitedadostotalmentevariáveis,cadaimagempodeserdiferenteecomváriaspossibili-
dadesdeaplicação”,define.
AlinhadigitaldaFilipersonrepresentahojecercade20%dofaturamentototaldaempresa,
emborafisicamenteessesprodutosnãorepresentemaindamaisdoque10%dovolume
físicototalproduzido.“AlémdeseremconstruídospelaFilipersoncomformaçõesdefibras
adequadasaosprocessosdigitais,amaioriadessespapéistemrevestimento.Essesrevesti-
mentosproporcionammelhorresolução,definiçãoprecisadospontos,secageminstantânea
emaiordurabilidadedasimagensimpressas.Dependendodorevestimentoaplicado,esses
papéispermitemimpressõescomabsolutafidelidade,permitindoaplicaçãodeperfisdeco-
reseousodosmesmoscomoprovascontratuais”,explicaGrassiotto.
Aindadeacordocomogerentecomercialda
Filiperson,dependendodafinalidadedapeça
impressa,ospapéisespeciaispara impres-
sãodigitalpodemapresentaraindasuperfí-
ciesfoscas,brilhantesousemibrilho,super-
fíciesabsolutamenteplanasoutexturizadas.
“Enfim,háumasériedecaracterísticasque
permitemqueapeçaimpressadestaqueda
mensagemnelacontida,tornandooimpresso
aindamaisefetivoevalorizado”,completa.
1...,26,27,28,29,30,31,32,33,34,35 37,38,39,40,41,42,43,44,45,46,...52
Powered by FlippingBook