Revista Graphprint - Edição 142 - page 32

PapéisEspeciais
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jádescontadosos reajustesdepreços. Já2014seráumanoespecial, comeventos
especiaise,porconseqüência,comgrandesoportunidadesparaospapéisespeciais.A
Filipersonvemsepreparandoparaesseseventosdesde2012.Osanosdeeleiçõesaos
cargosmajoritáriosjáimpulsionamsignificativamenteessenossomercado.Aconcomi-
tânciacomaCopadoMundoemterritóriobrasileiroeospreparativosparaapróxima
OlimpíadanoRiodeJaneiroem2016criamumcenárioanimador.Trabalhamosduro
nosdoisúltimosanosnaespecificaçãodenossospapéisparausonãosónoseventos
oficiais,mastambémemtodoopromocionalqueenvolveessesnegócios.Osreflexosjá
estãosendosentidoseademanda jásemostra robusta”,avalia.
MiltonRodriguesAlves,gerentecomercialdaMultiverdePapéisEspeciais,contaquea
produçãodepapelespecialcoloridonamassateveincrementode30%em2013,com-
parativamentea2012.“Esteanoaeconomiabrasileiraestáinterferindodeformadesfa-
vorávelnodesempenhodetodosossetores.Contudo,osegmentodepapéisespeciais
paraimpressãodevepermaneceraquecido.Éfatoqueeventosdegrandeportegeral-
menteimpulsionamosegmentopromocional,masnãoserácomoantesdoadventoda
mídiadigital,queagoraabsorvepartedosinvestimentosempublicidade.Nestecenário,
contudo,osegmentodepapéisespeciaisdeveganhardestaque,porqueacomunicação
comoumtodoestásinalizandotendên-
ciasdeinovação,comestetipodepa-
pelespecialpassandoafazerparteda
mensagem.Sãocores, texturas,gra-
maturasdiferenciadas,apossibilidade
de,emumamesmapeça,combinar
diferentessuportes,comopapeltendo
grandeflexibilidadeparaseadequar.
Enfim,bastaolharaspeçasproduzi-
dascompapéisespeciaiseessaten-
dênciasesobressairá”, falaAlves.
TatianedeFéo,gerentedemarketingdaFinePapers:
“Os papéis finos têm tratamento paramelhor definição de imagens em
relação aos papéis offset comuns, e ainda outras características, como
cores e texturas, agregandomais sensações à comunicação gráfica
que depende destes destaques paramaior impacto, principalmente
se analisarmos a impressão digital como aliada de projetos especiais,
comumente pequenas tiragens, para um públicomais exigente.”
Investimentos
Tatiane falaquehánovosnichosdemercado
ondeaFinePapers investiráemmaispesquisa
edesenvolvimentodenovosprodutos.“Jáno
mercadopromocional,onovoportfóliodaFine
Papersatenderámelhorcomumalinhamaisen-
xuta,porémcompostaporitenscomgrandever-
satilidade.Aestratégiapossibilitou,logonoinício
desteano,ummaiorinvestimentoemestoque,e
éoprincipalfocodaempresaaolongode2014”,
adianta.
GrassiottofalaqueaFilipersoninvesteemequi-
pamentosdeproduçãoeemequipamentosde
acabamentoeembalagem.“Alémdeaportesna
áreadedesenvolvimentodeprodutos,pesquisas
eformaçãodepessoal,estivemosemfeiras in-
ternacionais,fechamosacordosdecooperação
técnicacomnovosparceiroseproporcionamos
jornadasdeespecializaçãoaonossopessoalda
áreatécnicaededesenvolvimentodeprodutos”,
enumera.
Márcia avisaque a açãodaVSPé a cada ano
investirmaisnomercadodeprodutosdiferen-
MárciaLima,coordenadorademarketingdaVSPPapéisEspeciais:
“Omercado de digital amplioumais uma vez as vendas e a produção
no geral. É pormeio de ummix diversificado e vendas pulverizadas que
mantemos o equilíbrio e compensamos a queda dos grandes volumes.”
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