Revista Graphprint - Edição 166 - page 28

EquipamentosHíbridos
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equipamentodeúltimageração,énecessário ter opessoal qualificadoeo trei-
namento adequado para compreender e utilizar toda a tecnologia disponível a
seu favor. Acredito que no Brasil essa seja amaior barreira para a adesão e a
efetivautilizaçãodas tecnologias. Vemosmuitasempresas comequipamentos
de ponta, mas que não os estão utilizando em seu total potencial”, avisa o
gerente de produtos Komori.
A impressão híbrida, diz Lie, vem para as empresas que estão desenvolven-
do novas aplicações com a impressão UV e que precisam de versatilidade na
impressão de substratos rígidos e de substratos flexíveis,mas que ainda não
possuem volume de produção suficientemente elevado de cada um destes
grupos demídias que justifique o investimento em um equipamento dedicado
a imprimir somente em rolo a rolo ou somente em substratos rígidos.
“Éumasoluçãoversátil queatendebema impressãodemateriais tantoflexíveis
como rígidos para as empresas que estão desenvolvendo aplicações e novos
R708–Evolution.Híbrido,num total de12unidades,oequipamentoproporcionaa
impressãonossistemasLED, LEC,UV, IReaplicaçãoem foil.Todasas tecnologias
estãopresentesnomesmoequipamento
OscabeçotesKodakProsper se integramcom
qualquer linhadeproduçãooffset,epodematingir a
velocidadedeaté90metros/minutocom resolução
deaté600dpi deacordocomaempresa
Agfaapostaemduasgrandes famíliasdeproduto: umamaisapropriadapara
pequenosemédiosvolumes,eoutraparamédiosealtosvolumes
AAmpla informaqueomodelosquepodeatuar comoumequipamentohíbridoéa
impressoraNewTargaXTLEDUV,emconjuntocomsuamesaextensora
mercados da impressãoUV. É quase como dizer que
em termos de versatilidade o cliente tem duas im-
pressoraspelopreçodeuma”, acrescentaLie.
Sousa falaqueasempresasdo segmento ‘sign’ são
o público mais interessado. “Porém percebemos
uma procura maior por parte das gráficas comer-
ciais epromocionais tradicionais também”, lembra.
Para Cortizo, a impressão híbrida tem sido desen-
volvida para qualquer empresa que imprime atu-
almente documentos estáticos e que possui a de-
manda de incluir dados variáveis. Considerando a
facilidadedeuso, aqualidade, produtividadee valor
agregado, trata-sedeumagrandevantagem.“Acre-
ditoquequalquergráficapoderiautilizar essesiste-
ma como ferramentapara impulsionar seunegócio,
uma vez que, sem dúvida, é uma demanda atual do
mercado de impressão. Atualmente, estamos pre-
sentes em todos os segmentos de mercado, como
comercial,de jornais,marketingdireto, editorial ou-
tros”, explica o engenheiro.
Na experiência de Nastasi, a impressão híbrida
sempre foi utilizada pelamaioria dos fornecedores
mais como uma ferramenta de marketing do que
uma solução prática, viável. “Na realidade, a novi-
dade foi lançada na Drupa 2008 pelos fabricantes
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