Revista Graphprint - Edição 156 - page 20

Gerenciamento deCor
GRAPHPRINT JULHO15
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GRAPHPRINT: A impressão digital demanda soluções customizadas? Há
novidadenessaárea?
Coralis
“A Coralis acaba de desenvolver, juntamente com a Caldera, uma estratégia dife-
renciada para atender omercado de impressão digital emelhorar a performance de
produção de empresas quepossuemdiversasmarcas de impressoras digitais. Desta
maneira, um cliente da Coralis pode ter diferentesmarcas de impressora, diferentes
substratos e uniformizar a qualidade de reprodução com o processo de certificação
digital, garantindo a qualidade internacional do produto”, anunciaPedro.
Heidelberg
“Sim, a nova linha de impressoras Linoprint, além da perfeita reprodução de cores,
contaagoracomobrancoecomaplicaçãode verniz especial, criandonovaspossibi-
lidades e gerandomuito valor agregado. Esse equipamento pode imprimir em vários
tipos de substratos que antes não eram explorados por impressoras digitais”, fala
Santos.
Starlaser
“São softwares específicos de controle de cor para equipamentos digitais fazendo
esses equipamentos imprimirem com uma carga de tinta menor e com um gamut
maior”, diz Silveira.
Cumprindo todas essas etapas, o grá-
fico terá segurança de que o que ele
vê no monitor é exatamente o que
será impresso. Erros podem acon-
tecer, mas existe a possiblidade de
diminuir as variáveis. “O ganho em
produtividade vai depender da gráfica
e de como era o seu processo produ-
tivo antes do gerenciamento de cor.
Indicativos vêm da comparação, por
exemplo, do número de folhas usadas
no ajuste damáquina antes e depois,
que tende a cair, do tempo de set up,
que tambémdiminui. Essacontapode
ser feitadeoutra forma. O controledo
processo e o gerenciamento de cor
podem, por exemplo, evitar que um
trabalho de R$ 500 mil seja devolvi-
do, queimando a gráfica com aquele
cliente que representa nada menos
que 60% do seu faturamento”, infor-
maSilveira.
A Coralis, de acordo com Gargalaca,
possui soluções paragerenciamento
de fluxos de trabalho RGB, CMYK e
sistemas de otimização e economia
de tinta. “Possuímos também esca-
las de cor e padrões de cor. Além
disso, a Coralis disponibiliza para
seus clientes umamaneiradigital de
estabelecer padrões de cor e suas
respectivas tolerâncias para apro-
vação e reprovação. E garante ainda
que todos os instrumentos demedi-
ção dos seus clientes estejam cali-
brados e certificados em seu labo-
ratório de certificação no Brasil. Em
termos de capacitação profissional,
treinamosmais de 600 profissionais
no ano de 2014 nos segmentos de
Impressão digital, têxtil, plástico,
cerâmica, automotiva, entre, outras.
Muitos clientes têm procurado a Co-
ralis para obterem a certificação in-
ternacional ISO 12647 de impressão
digital, para alcançar clientes que
cada vez mais exigem esta norma
no produto final.”, diz.
Curtas
Santos avisa que a Heidelberg, em conjunto com seus parceiros de desenvolvimento,
busca alinhar-se às tendências do mercado, estudando novas soluções de softwa-
res, equipamentos, tintas e vernizes. “atualmente comercializamos uma solução para
impressãomulticolor, onde conseguimos reproduzir uma gamamuitomaior de cores
Pantoneutilizando, emadiçãoàs cores deprocesso, as cores vermelho, verdeouazul.
Esse processo permite reproduzir cores Pantone e diminui os tempos de parada de
máquina com lavagem e troca de tinta”, informa.
ACorallis atualmente expande suas ofertas ao exterior onde há uma demanda grande
pelo conhecimento que já oferece Brasil. “Já atendemos clientes fora do Brasil e per-
cebemos queos problemas sãomuitoparecidos comoqueaconteceaqui. Noexterior
não existe uma organização preocupada em atender essa demanda como a Coralis.
Geralmente as empresas estãomais focadas em vender equipamentos e softwares”,
detectaRicardo.
A Starlaser concluiu recentemente a representação junto a GSE, empresa holan-
desa que é responsável pela comercialização e produção de dosadores de tinta.
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