Revista Graphprint - Edição 156 - page 19

GRAPHPRINT JULHO15
Gerenciamento deCor
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investirememequipamentos. Oconhecimentoé, inclusive,neces-
sário para fazer investimentos. Os equipamentos e softwares são,
sem dúvida, necessários, mas um segundo passo na implanta-
ção”, apontaRicardo.
Silveira leva o tema para a solução GMG: “Sendo bem didático e
objetivo há duas formas de começar. A primeira é padronizar a
impressão, e junto com isso vem o treinamento. Não vendemos
produtos sem treinar a equipe da gráfica para que se torne au-
tossuficiente. Os funcionários são treinados in loco, aprendendo
desde informações básicas sobre teoria da cor até a operação do
software. Você vai precisar de um densitômetro, de um espectro-
fotômetro e do programa que faz o controle do processo na pré-
-impressão, gerenciando variáveis como ganho de ponto e trap-
ping. Isso pensando em impressão offset”, ensina.
De acordo com o diretor da Starlaser, o cliente pode preferir co-
meçar pelas provas, padronizando-as para que sigam os padrões
internacionaisdanorma ISO126467e fazendoquecomse tornem
uma referência real. “Nesse ponto será preciso uma impressora
digital jato de tinta com pelomenos oito cores, um espectrofotô-
metro e um software para gerenciamento das provas. A gráfica
terá de ter, também, ummonitor profissional que permita ajustes
finos, possibilitando ao operador visualizar na tela o mesmo que
será reproduzido pelo sistema de prova. Ela pode trabalhar com
dois softwaresqueatuamem frentesdiferentes: naotimizaçãodo
uso da tinta e na automação do ajuste dos arquivos. O primeiro
programa permite a redução da carga de tinta usando algoritmos
que compensam o preto através
do CMY. Essa compensação tor-
na a impressão mais nítida, mais
limpa, pois usa uma cargamenor
de tinta. Épossível reduzir em até
30% a carga de tinta semmudar
o tom da cor. O software controla
isso no momento em que o ar-
quivo está sendo ripado. Mas é
preciso estar com a manutenção
da impressora offset em dia”, de-
talha.
O outro software, que também
roda quando o arquivo é ripado,
faz a separação e os ajustes nos
arquivos com relação à cor. Se
você der o mesmo arquivo para
três operadores diferentes, cada
um vai fechar o arquivo de uma
forma. Esse software equilibra a
cor em arquivos que compõe um
mesmo produto. Através de um
SidneyMauricioSilveira,diretordaStarlaser:
“Durantemuito tempo foi vendida aos gráficos
uma ideia que não era correta em função
do desconhecimento domercado, incluindo
os próprios fornecedores. Pensava-se em
gerenciamento de cor por partes. Só omonitor,
só a impressora offset, partes isoladas.Mas
a gestão da cor começa nomonitor e vai até
a impressora, envolve um conjunto de ações.
Hoje, o segmento gráfico começa a enxergar o
processo dessa forma.”
único comando, o operador podemudar os parâmetros de cor do
arquivo de um trabalho que seria impresso em offset e que agora
seráproduzidoemflexo. Oprogramapode seguir padrões prévios
ou estabelecidos pela gráfica. Pensando em parques gráficos hí-
bridos, é esse software que vai permitir que ummesmo arquivo
seja impresso em offset e digital com resultados semelhantes.
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