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GRAPHPRINT SET/09
Eventos
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O fato de a feira ser realizada a cada quatro anos, dois anos após a Drupa,
e o cuidado com a escolha do local da exposição (pela segunda vez será
no Transamérica ExpoCenter, ocupando os pavilhões A, B, C , D e E, num
total de 30 mil metros quadrados), estão entre as iniciativas da Afeigraf
e da AP&S Feiras e Eventos (esta última, organizadora e promotora da
ExpoPrint) para inovar o conceito de feira gráfica na região. Espera-se que
mais de 40 mil pessoas circulem pelos pavilhões de exposição durante os
sete dias de sua realização.
“Queremos que os visitantes do Brasil e do exterior encontrem aqui o
mesmo conforto para visitação que é conhecido nos grandes eventos
internacionais”, explicou Ismael Guarnelli, diretor da AP&S. “Para 2010,
esperamos uma maior visitação de profissionais da América Latina. Em
2006, tivemos grande presença de argentinos, paraguaios, peruanos, co-
lombianos, chilenos e venezuelanos na ExpoPrint e, em 2010, queremos
igual receptividade também de países do Caribe e México.”
Para tanto, a ExpoPrint vem sendo divulgada (por meio de stand próprio)
em diversos eventos internacionais, como na Drupa 2008, Print´09 e Gra-
phics of the Americas 2009.
Pacotes
A TAM Viagens, unidade de turismo da TAM Linhas Aéreas, é a operadora
de turismo oficial da ExpoPrint Latin America 2010 e já colocou à venda
pacotes especiais para os participantes do evento. Estão incluídos nos
roteiros da TAM Viagens passagens aéreas, duas noites de hospedagem
com café da manhã, bolsa exclusiva e mil pontos no Programa TAM Fi-
delidade.
Caso o cliente prefira montar seu próprio pacote por meio da TAM Via-
gens, a operadora oferece 30% de desconto na compra do bilhete aéreo,
válido para embarques de 20 de junho a 13 de julho de 2010.
Outras informações podem ser obtidas nas mais de 70 lojas da TAM Via-
gens espalhadas por todo o Brasil, nos telefones 3272- 6702 (São Paulo) e
0800 772 0340 (outras cidades), ou no site:
.
Em entrevista exclusiva à GRAPHPRINT, Dieter Brandt, atual presidente da Afeigraf, e Karl Klökler,
vice-presidente da mesma entidade e diretor da feira, falaram sobre as expectativas em relação ao
evento.
GRAPHPRINT - A feira está na segunda edição, realizada de quatro em quatro anos. Os senhores consideram esse período correto para que se tragam
as informações?
Karl Klökler - Foi decidido fazer a feira de quatro em quatro anos, com base em uma avaliação que fizemos sobre a Drupa, que é a referência
no mercado gráfico mundial. Não existe possibilidade, num período menor de quatro anos, de apresentar novas tecnologias seguidas.
Dieter Brandt - Pensamos em montar uma feira estilo mini-Drupa, em trazer equipamentos e tecnologias importadas. Não daria para fazer
isso a cada dois anos. Mas de quatro em quatro anos o fabricante terá tempo para se preparar.
Karl Klökler - Os fabricantes podem se preparar, fazendo um investimento maior, trazendo tecnologia mais avançada, do que se participas-
sem a cada dois anos. Ou seja, o custo seria muito alto e não haveria tanta tecnologia para trazer.
Dieter Brandt - Podemos dizer, por exemplo, que nós pensamos neste ciclo, pois a feira é importante para cada um dos fabricantes aqui, onde
se consegue fechar muitos negócios em uma semana só. Temos exemplos de empresas que praticamente fecharam, somente numa semana,
praticamente 25% de todas as vendas do ano fiscal. Então, é uma feira muito importante, por isso é preciso trazer sempre as principais
tecnologias de cada representante.
GRAPHPRINT - Qual foi o volume de negócios gerados na feira anterior e quais as expectativas para a Expoprint 2010?
Karl Klökler - Em 2006, a expectativa de geração de negócios era na faixa de US$ 120 a US$ 125 milhões e a nossa expectativa para 2010
é em torno de US$ 200 milhões.
GRAPHPRINT - Em termos de crescimento, como os senhores avaliam a feira?
Karl Klökler - Na primeira, participaram 308 empresas em 171 estandes e a nossa previsão agora é de crescer para 400 empresas. Quanto
ao número de estandes, ainda não temos uma previsão, mas provavelmente também crescerá.
Dieter Brandt - O Pavilhão E agora foi completamente preparado para a feira. Antes, dispúnhamos dos pavilhões A, B, C e D. Ou seja, agora
agregamos mais um pavilhão.