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EVENTOS
GRAPHPRINT SET/09
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Os preparativos para a ExpoPrint 2010 estão esquentando. No início de
setembro, a Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equi-
pamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) e a AP&S, respectivamente
realizadora e promotora/organizadora do evento, convidaram expositores
e associados para um coquetel comemorativo no WTC, em São Paulo.
Antes, os diretores da entidade participaram de uma coletiva de imprensa
à qual compareceram jornalistas da mídia especializada. Dieter Brandt,
atual presidente da Afeigraf, e Karl Klökler, diretor da ExpoPrint Latin Ame-
rica 2010, apresentaram dados de mercado e mostraram um quadro geral
de expectativas e realizações para a edição da feira no ano que vem. 
Durante o coquetel, Brandt e Klökler falaram aos presentes sobre reali-
zações importantes da Afeigraf nestes últimos cinco anos, entre projetos
sociais, Ex-tarifários e eventos, como a ExpoPrint e Trends of Print.
Especificamente sobre a ExpoPrint Latin America 2010, foram reforçados
números da feira em 2006 e as perspectivas de crescimento para 2010,
sobretudo da visitação latino-americana. O momento também serviu para
a apresentação dos pacotes e planos de viagem da TAM Viagens para a
ExpoPrint, que incluem tanto o transporte aéreo como hospedagem (com
as opções de se escolher entre um e outro serviço individualmente). Des-
taque, ainda, para as caravanas de visitação à ExpoPrint, que já contam
com entidades interessadas de Estados como São Paulo (interior), Minas
Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, além de uma caravana internacional,
proveniente da Costa Rica.
Outro tema importante foram os patrocínios a eventos gráficos brasilei-
ros, já que, ainda neste ano, a ExpoPrint estará ao lado de importantes
premiações, como o Fernando Pini e o Prêmio Graphprint, bem como a
reformulação do site da Afeigraf
), que está ganhan-
do novo leiaute.
A ExpoPrint 2010 será realizada de 23 a 29 de junho do próximo ano, em
São Paulo, no Transmérica ExpoCenter. O evento, cuja primeira edição se
deu em 2006, configura-se hoje como a maior exposição da área gráfica
em toda a América Latina. Como exemplo da relevância da feira, atual-
mente, o setor gráfico do Brasil é responsável, sozinho, por 1,3% do PIB
(Produto Interno Bruto).
Karl Klökler, vice-
presidência da Afeigraf e
diretor da feira:
“A Afeigraf, quando foi
criada em 2004, nasceu
com a proposta de realizar
dois grandes eventos no
setor gráfico. Um deles,
de caráter técnico, é a
conferência Trends of
Print, realizada em 2008.
O outro é a ExpoPrint Latin
America, que surgiu com
o objetivo de oferecer
algo totalmente diferente
do que se conhecia em
termos de feiras gráficas
no Brasil e na América
Latina”
Vem aí a ExpoPrint Latin America 2010
Segunda edição da feira, que se
consagrou como maior evento gráfico
da América Latina, está maior e abre
suas portas para visitantes de toda a
América Latina.
Cenário
Há alguns anos, a economia mundial deixou de lado uma realidade bi-
polarizada para estar baseada em sólidas economias regionais. Na área
gráfica, acontece o mesmo. Hoje, existe apenas um evento de abran-
gência mundial (a Drupa, realizada a cada quatro anos, em Düsseldorf,
Alemanha). As demais feiras atendem a grandes mercados regionais,
destacando-se a Print (América do Norte), Igas e China Print (Ásia), Ipex
(Europa) e ExpoPrint Latin America (América Latina).
Um pouco do sucesso da ExpoPrint pode ser explicado pelas palavras de
seu diretor, Karl Klökler, que ocupa a vice-presidência da Afeigraf, sua re-
alizadora: “A Afeigraf, quando foi criada, em 2004, nasceu com a proposta
de realizar dois grandes eventos no setor gráfico. Um deles, de caráter
técnico, é a conferência Trends of Print, realizada em 2008. O outro, é
a ExpoPrint Latin America, que surgiu com o objetivo de oferecer algo
totalmente diferente do que se conhecia em termos de feiras gráficas no
Brasil e na América Latina”, disse.
No caso, as maiores referências foram eventos de sucesso do exterior.
“Temos grandes feiras realizadas em todo o mundo e que primam pelo
conforto do visitante e pela tecnologia, como a Drupa e a Print. Quise-
mos trazer esse conceito para a ExpoPrint. Além disso, pensamos em
um evento que não fosse local, mas, sim, atendesse à realidade de toda
a América Latina. Como resultado, colhemos excelentes frutos logo na
primeira edição, em 2006”, falou Klökler.