Page 24 - 93

Basic HTML Version

Eventos
GRAPHPRINT SET/09
24
GRAPHPRINT - Em quanto esse novo pavilhão agregou?
Karl Klökler - A área total é de 17 mil metros e a isso soma-se o mezanino também. Estamos fazendo assim porque precisamos ampliar a
área de exposição. Por exemplo, há um mês e meio, nós ampliamos 1,5 mil metros de área e, possivelmente, como nós estamos a 10 meses
do evento e só temos 7% de área disponível, o que poderá acontecer é que nós teremos que tirar mais coisas que estão no térreo, ou seja,
nos cincos pavilhões. E nós temos disponível, contrariamente a 2006, o mezanino também. Nós trasladamos uma série de áreas que eram
ocupadas pela Afeigraf e pela diretoria da feira para o mezanino, e um dos restaurantes também nós deslocamos para o mezanino, o outro
ainda está no andar térreo. Ou seja, nós temos a possibilidade de crescer, de forma limitada, dentro do que o Transamérica nos oferece.
Temos possibilidade de expandir um pouquinho, provavelmente em torno de 850 mil m².
GRAPHPRINT - Existe um espaço mínimo e máximo na feira para expositores?
Karl Klökler – Não, não existe limitação de espaço.
GRAPHPRINT - E muitas empresas participam juntas?
Karl Klökler - O que acontece é que uma empresa que represente várias empresas do exterior, normalmente faz um estande com várias
empresas. É por isso que, por exemplo, nós mostramos 171 estandes com 308 empresas. É que vários estandes pertencem a uma empresa,
mas representam outras empresas. Isso é comum acontecer.
GRAPHPRINT - A maior parte do espaço, 93% já ocupado, pode ser considerado um sucesso?
Karl Klökler - Absoluto. Principalmente, se considerarmos o período que nós enfrentamos, os últimos oito, dez meses, com a crise financeira
mundial. Na verdade, nós nos preocupamos um pouquinho no ano passado, em setembro e outubro, quando começou a crise em termos
mundiais. Ficamos preocupados que pudesse haver, de repente, alguma desistência, cancelamentos ou redução de espaço, e podemos dizer
hoje que, felizmente, nada disso aconteceu. Pelo contrário, nós estamos tendo mais procura por áreas.
GRAPHPRINT - Não houve nenhum recuo?
Karl Klökler - Nenhum. Absolutamente nenhum. Por isso nós temos que considerar muito positivo isto e, realmente, uma confiança total e
o sucesso total previsto.
Dieter Brandt - Também podemos falar que as empresas que participaram da Expoprint 2006 confirmaram a participação nessa feira também
e, agora, aumentou também o espaço disponível, porque muitas empresas que apenas avaliaram o evento hoje vão participar, inclusive em
função dos tantos profissionais que trouxemos de todo o País e de outros países da América Latina.
GRAPHPRINT - Quais as expectativas para o evento?
Karl Klökler - Nós estamos extremamente confiantes na Expoprint 2010, logicamente. E não só estamos trabalhando para 2010 como já
estamos começando a trabalhar para 2014 também. A gente tem que estar trabalhando na frente. Agradecemos imensamente a colaboração
que temos tido da GRAPHPRINT e contamos com a participação de vocês também na Expoprint.
Dieter Brandt - Uma coisa que eu gostaria de mencionar é que o momento em que realizamos a feira é sempre ano de eleição no Brasil. No
próximo ano, esperamos também a melhoria da situação econômica, mundialmente, o que demonstra que existe um bom clima para realizar
esta feira Muitos colegas, como eu, estão viajando por todo o País. Outros, por outros países também, em contato com o setor gráfico. Todos
sabem que a Expoprint é um evento muito importante no calendário, na agenda de cada um. Existem muitos planos, muitas expectativas, e
hoje estamos fazendo de tudo para que mantenhamos esta mesma qualidade para realizar outro evento deste no Brasil.
GRAPHPRINT - Em 2010, então, vocês acreditam que será um ano de investimento para a indústria gráfica?
Karl Klökler - Promete ser um ano positivo. Gostaria de agregar ainda que nós vemos a Expoprint como uma feira de alto nível, não só para
o Brasil. É uma feira no Brasil para a América Latina. Este é o nosso objetivo.
Dieter Brandt - E todos os fabricantes, podemos dizer, as maiores empresas, hoje pensam mais nessas feiras regionais. A Drupa é a única
feira mundial que existe no momento, e o resto está cada vez mais focado para outras regiões.
GRAPHPRINT - O Brasil é o principal mercado gráfico da América Latina, que é uma região grande, mas que era carente em feiras. O sucesso do evento
em 2006 alavancou o evento em 2010?
Karl Klökler - Quando decidimos fazer a Expoprint pela Afeigraf foi porque nós sempre achamos que o gráfico brasileiro merecia um feira,
em primeiro lugar, de alto nível, de alta qualidade; segundo, num local condizente. São Paulo tem somente dois locais onde uma feira desse
porte pode ser realizada: Transamérica e ExpoCenter Norte. Pois, hoje em dia, com a tecnologia que nós temos nos equipamentos do setor
gráfico, é totalmente inadmissível fazer uma feira num ambiente que não seja climatizado. É totalmente impossível. E esta foi uma das
razões, também, pelas quais decidimos criar a Expoprint, e focando sempre regionalmente, na América Latina.