Revista Graphprint - Edição 195

GRAPHPRINT Jan/Fev 2020 13 Consumo varia conforme geração A diferença entre o modo como as gerações mais jovens e as mais velhas consomem conteúdos de mídia aumentou de forma significativa nos últimos cinco anos O relatório da organização britânica Institute of Practitioners in Advertising (IPA), “Making sense. The Commercial Media Lands- cape”, em parceria com o Facebook, estudou a relação de consumo de mídia entre as gerações. O estudo mostra correlação entre o uso da mídia na faixa de 16 a 34 anos e mais de 55 anos sob uma perspectiva de tempo gasto: era de 58% em 2015 e caiu para 25% em 2019. O alcance dos canais caiu de 44% para 35% nos últimos cinco anos. A quantidade de tempo que todos os adultos consomem com mí- dia digital aumentou 19% em cinco anos passando de 42% em 2015 para 50% em 2019. O crescimento prevalece entre os 16 e os 34 anos que gastam 73% de seu tempo com canais digitais. Um ponto curioso da pesquisa é o fato de que, apesar do aparente aumento meteórico de serviços como os da Netflix, para 37% de alcance semanal entre todos os adultos, o compartilhamento de tempo de mídia selecionado mudou apenas um ponto percentual desde 2015, enquanto o tempo médio gasto como mídia por dia permaneceu exatamente o mesmo, em 8 horas e 27 minutos. Brasil: compra de mídia crescerá quase 9% O investimento em publicidade no Brasil deve crescer quase 9% em 2020, de acordo com o mais recente levantamento “Global Ad Spend Forecasts”, do grupo DAN, que leva em conta relatórios de investimento em 59 países. A projeção de crescimento para o País, de 8,9%, é maior do que a média global, de 3,9%, e um pouco menor do que a média da América Latina, de 9,5%. Globalmente, o investimento em publi- cidade deve movimentar US$ 615 bilhões. A publicidade será impulsionada principalmente por eventos como as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio, a Liga dos Campeões da UEFA, eleições presidenciais nos Estados Unidos e municipais no Brasil. O grupo DAN projeta que os Jogos Olímpicos, particularmente, terão efeito sobre o investimento publicitário no País. Considerando todos os países levantados pela pesquisa, a publici- dade digital deve crescer 10% este ano – representando 45% do investimento dos anunciantes. Em 2021, espera-se que o digital passe a representar 50% desse total. Dentro dessa categoria, destacam-se mobile e vídeo. No Brasil, porém, espera-se que o investimento cresça até 9,5%, motivado por eleições municipais, eventos globais e a chegada de um novo canal aberto, a CNN Brasil. Fonte: Grupo M&M - Karina Balan Julio - 4 de fevereiro de 2020

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