Revista Graphprint - Edição 192

GRAPHPRINT jul/Ago 2019 42 Embalagens Embalagens do e-commerce devem iniciar uma nova venda Há mais de dez anos, venho estudando um tema que chamei de “a nova fronteira da embalagem”, que se abriu com a crescente difusão da internet e posteriormente do e-commerce A conexão da embalagem com a web vem permitindo que o contato da empresa e de seus produtos com seu público-alvo se estenda e se aprofunde. Ela ganha status de uma grande plataforma para conectar o consumidor ao site e às redes sociais. Mas, afinal, por que isso acontece? Porque está cada vez mais difícil encontrar os pontos de conexão com os consumido- res. Existem hoje centenas de canais de TV, milhões de sites interessantes, YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e tantos outros, sem contar as músicas, fil- mes, games e aplicativos de todas as natu- rezas que disputam vorazmente a atenção e a preferência das pessoas hiperconectadas. Vivemos numa sociedade que conecta tu- do e cada vez lidamos com mais conexões. Esse cenário complexo e desafiador le- vou profissionais de marketing a per- ceberem que uma das formas mais pre- cisas e eficientes de se conectar com os usuários de seus produtos é por meio da embalagem. Quando ela traz um convite para acessar suas redes, grande parte dos consumidores o faz. A definição precisa do público-alvo facili- tam esse trabalho e as embalagens passa- ram ser o meio para as mensagens de co- nexão, e as torna possível, mais que isso, convidativa. Isso acontece primeiro nos produtos de marca e, posteriormente, nas embalagens de delivery do e-commerce. A primeira vez que comprei um produ- to na Amazon, fiquei decepcionado com a embalagem que chegou em minha casa (imagem à esquerda). Com o passar do tempo, percebi uma crescente evolução no visual das embalagens. Até mesmo ações de interação com as crianças por meio de “embalagens que se transformam em brin- quedos” foram registradas. Recentemente, uma grande mudança cha- mou minha atenção: a integração da pla- taforma de filmes Amazon Prime com o e-commerce da empresa. Numa ação con- junta, a empresa usa a embalagem como suporte de divulgação de uma nova série, que recebeu apoio de comunicação nas embalagens do e-commerce da Amazon. A pessoa que recebeu a embalagem com o anúncio da nova série (imagem à direita) havia comprado um suplemento vitamí- nico. A embalagem veio acompanhada de uma descrição entusiasmada sobre a inte- ligência e o inusitado da série. Funcionou, pois a consumidora não conhecia a série e só passou a seguí-la graças ao anúncio que transportou as suas vitaminas. A embalagem é uma poderosa ferramen- ta de marketing, veículo de comunicação e elo de conexão com a internet que não pode mais ser utilizada apenas para “car- regar” o produto. Ela precisa ser utilizada para dar início a uma nova venda, para promover outros produtos da empresa, fortalecer a ligação da marca com seu pú- blico e muito mais. De sua parte, as gráficas precisam alertar seus clientes do e-commerce que ainda não estão explorando todo o potencial que a embalagem pode oferecer. Existe uma grande oportunidade que não para de cres- cer, pois os números do e-commerce não deixam dúvida que essa forma de comércio está numa evolução acelerada, e esse cresci- mento pode ser turbinado ainda mais com embalagens ativas, propositivas, surpreen- dentes e visualmente estimulantes. *Consultor da Ibema Papelcartão. Designer, professor do curso de pós-graduação em Enge- nharia de Embalagem do IMT Mauá e au- tor dos livros Design de Embalagem - Curso Avançado, Gestão Estratégica de Embalagem e Inovação na Embalagem - Método Prático. POR FÁBIO MESTRINER*

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=