Revista Graphprint - Edição 192

GRAPHPRINT Jul/Ago 2019 43 Marketing Empresas que investem no poder das suas marcas crescem mais A Kantar avaliou o equity de várias marcas para entender o cenário atual e o que diferencia aquelas que mais crescem Empresas que investiram para fortalecer suas marcas em 2018 tive- ram crescimento no market share volume e valor, isso é o que revela o estudo “Importância da marca em momentos de mudanças”, da Kantar Brasil. Ele também detectou que, mesmo em um cenário econômico desafiador, as marcas brasileiras estão preparadas e dis- postas a evoluir. Entre 2016 e 2017, por exemplo, 19% das marcas entrevistadas se fortaleceram em termos de equity; já de 2017 para 2018 esse número passou para 24%. Isso levou a um crescimento médio de 0,4 pontos percentuais em market share volume e a 0,5 pontos percentuais no market share valor nesse grupo de marcas. Ainda mais importante, as marcas que apresentaram um maior for- talecimento foram aquelas que apostaram em diferenciação e ino- vação (que podem ser acionados de forma emocional ou racional). “O Brasil ainda tem muita oportunidade para inovar, também pen- sando em novas embalagens e formatos para atingir perfis de lares diferentes”, afirma Viviane Varandas, diretora da área de brand da divisão de insights da Kantar Brasil. Isso levou a um crescimento médio de 0,4 pontos percentuais em volume de compras e 0,5 pon- tos percentuais no valor das vendas. Apesar de o número das marcas avaliadas que perderam equity ter diminuído - eram 30% de 2016 para 2017 e passaram para 22% em 2018 - o desafio delas é ainda maior, já que, segundo Viviane, o processo de reposicionamento é mais oneroso e requer mais con- sistência e constância. Já para as marcas que mantiveram seu equity sem mudanças, a presença delas na mente dos clientes se mostrou como um fator importante para essa estabilidade. “Houve um esforço significativo para conectar-se através de mais pontos de contato, com conteúdo relevante”, diz Viviane. Fonte: Kantar

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