Revista Graphprint - Edição 192

GRAPHPRINT Jul/Ago 2019 35 excelentes características para o atendimento do mercado brasilei- ro de copos. O Bluecup já conquistou espaço, em menos de um ano no mercado, em importantes clientes e o Bluecup Bio segue essa mesma trajetória, já que representa uma evolução em relação ao nosso primeiro lançamento. A principal novidade do Bluecup Bio é a barreira biodegradável, o que torna o nosso papelcartão o primeiro produto do mercado brasileiro considerado 100% biode- gradável, de fonte renovável, reciclável e produzido no País”, fala Melhado. Outro ponto levado em consideração é a sustentabilidade: “sa- bemos que os consumidores e os nossos parceiros estão cada vez mais conscientes e demandantes de produtos amigáveis ao meio ambiente e o Bluecup Bio atende diretamente essa exigência, da- do que o produto, quando em contato com o meio ambiente, so- fre um processo de degradação completa sem deixar resquícios ao meio ambiente. É a união perfeita de um produto que pode levar comunicação de marca e conteúdo, utilidade e além de tudo, ser extremamente sustentável”, completa Melhado. Na Ibema o principal produto continua sendo o Ibema Supera. “Devido a qualidades de rigidez e de impressão que garantem ex- celentes embalagens para contato direto com alimentos e cosméti- cos. Além dele, o Ibema Ritagli, lançado em 2019, responde a um anseio da sociedade por produtos sustentáveis, pois é um papel- cartão branco com rigidez competitiva, especial para embalagens premium, que utiliza 50% de material reciclado em sua compo- sição, sendo que 30% dessas fibras são provenientes de material pós-consumo”, indica Saraiva. Ainda na opinião do presidente da Ibema Papelcartão para o brand owner é a chance de elevar o cumprimento das metas exigidas pela VINICIUS JOSÉ FERREIRA CAMPOS, GERENTE COMERCIAL DE CARTÕES DA KLABIN: “A Klabin vem acompanhando com atenção as mudanças de comportamento dos consumidores e a busca por produtos cada vez mais sustentáveis, que ajudem a preservar o meio ambiente. A companhia acredita que esse movimento é uma oportunidade única para o setor, já que os produtos derivados do papel são protagonistas desse cenário.” PNRS, com um produto de alta performance. “Para a sociedade, é a garantia de viver numa verdadeira economia circular, algo pelo qual o planeta está clamando”, alerta. Campos enfatiza que a Klabin é a maior produtora brasileira de cartões de fibras virgens, produto que mescla fibras curtas, longas e pasta mecânica. Com a crescente demanda dos consumidores por embalagens sustentáveis, que atendam às altas exigências de perfor- mance e feitas a partir de matérias-primas de fontes renováveis, o cartão Klamulti vem se destacando no mercado. “É um papelcartão duplex com alto índice de fibra longa em sua composição que, alia- do à qualidade do acabamento, resulta em uma melhor opção para produção de embalagens para bebidas, combinando qualidade de impressão e elevada resistência. Atualmente, o produto tem ganha- do espaço frente às embalagens plásticas shrink”, avalia. PARA A IMPRESSÃO DIGITAL Campos informa que todos os cartões produzidos pela Klabin fun- cionam com impressões offset, flexografia, rotogravura e digital. “O novo produto da companhia, o KlaCup, é uma linha de cartões desenvolvida especialmente para o mercado de copos e tem sido bem recebido pelo setor. A versão Natural Kraft destaca-se por seu aspecto inovador, que atende a uma demanda e tendência dos con- sumidores por produtos aliados às questões de sustentabilidade”, diz o gerente comercial de cartões da Klabin Melhado conta que a Suzano trabalha em opções para impressão digital tanto para o mercado gráfico quanto para a linha Cut Size (papéis cortados vendidos diretamente ao consumidor). “A expec- tativa é que até o início de 2020 já tenhamos produtos disponí- veis”, promete.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=