Revista Graphprint - Edição 192

GRAPHPRINT Jul/Ago 2019 36 IBEMA “A tendência é que aumente o consumo do papelcartão em detrimento do plástico. Temos o exemplo da Nestlé, que anunciou a troca da embalagem de plástico de sua linha eu- ropeia de barrinhas de cereal Yes pelo papel, após investir em seu maquinário, de forma a manter a mesma velocidade na linha de embalagens que tinha com o uso do plástico. Percebemos também que vários itens de higiene e limpeza estão retornando para embalagens de papelcartão. Outras empresas anunciam a redução no consumo de plástico, e acreditamos muito nessa tendência. Aos poucos, o papelcar- tão está tomando espaço nas gôndolas”, comemora Saraiva. KLABIN “A Klabin vem acompanhando com atenção as mudanças de comportamento dos consumidores e a busca por produtos cada vez mais sustentáveis, que ajudem a preservar o meio ambiente. A companhia acredita que esse movimento é uma oportunidade única para o setor, já que os produtos derivados do papel são protagonistas desse cenário. A sustentabilida- de é um dos principais alicerces da gestão dos negócios da empresa. A adoção de melhores práticas globais relacionadas ao tema está amparada pela Política de Sustentabilidade da companhia. Neste sentido, o compromisso da empresa com a conservação dos recursos naturais e a redução constante do uso de recursos não-renováveis é guiado por um sistema de gestão ambiental certificado pela ISO 14001. A Klabin foi pioneira no manejo florestal responsável e a primeira empre- sa do setor no Hemisfério Sul a receber a certificação FSC* (Forest Stewardship Council) e sempre foi referência em ter- mos de sustentabilidade, não somente por ter 100% de seus produtos certificados pelo FSC, mas também pelo fato serem A CRESCENTE “GUERRA” CONTRA O PLÁSTICO CONTRIBUIRÁ PARA ELEVAR A DEMANDA DE PAPELCARTÃO? COMO A FÁBRICA ESTÁ PREPARADA PARA ATENDER ESSE MOVIMENTO? originados a partir de recursos renováveis e recicláveis. Para assegurar que as boas práticas de manejo e o compromisso com o desenvolvimento sustentável sejam estendidos à ca- deia de fornecimento de madeira, a Klabin mantém, desde 2013, o Programa de Certificação Florestal de Pequenos e Médios Produtores Rurais na região dos Campos Gerais, no Paraná. A Klabin aderiu, de forma voluntária, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A entida- de espera que soluções, tecnologias e processos empresariais possam ser aplicados para auxiliar na tratativa dos maiores desafios mundiais de desenvolvimento. Ainda com foco em sustentabilidade e inovação, a Klabin adquiriu 12,5% da startup israelense Melodea Bio Based Solutions, empresa pioneira na tecnologia de extração de celulose nanocristalina (CNC), produzida 100% a partir de fontes renováveis (celu- lose não-branqueada e branqueada). O investimento de US$ 2,5 milhões teve como foco o desenvolvimento de soluções bioeconômicas, que visam o uso responsável, eficiente e sus- tentável dos recursos naturais”, detalha Campos. SUZANO “A população está cada dia mais consciente e disposta a subs- tituir produtos de origem fóssil por materiais mais sustentá- veis, desenvolvidos a partir do uso de matérias-primas de ori- gem renovável. E estamos prontos para atender esse aumento de demanda, tanto em relação à nossa capacidade produtiva quanto aos serviços prestados. Temos uma equipe técnica es- pecializada para acompanhar novos desenvolvimentos e apli- cações, bem como uma estrutura composta por 16 centros de distribuição locais (CDLs) e quatro Centros de Distribuição Regional (CDRs), a partir dos quais podemos atender clien- tes em todas as regiões do País”, comenta Melhado.

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