Revista Graphprint - Edição 192

GRAPHPRINT Jul/Ago 2019 34 De acordo com Saraiva, a Ibema dobrou o investimento em P&D entre 2017 e 2019, o que tem trazido melhorias nos produtos e ganhos na área da sustentabilidade. “Trabalhamos de forma muito próxima com fabricantes de resinas para agregar mais propriedades ao papelcartão que forneçam barreiras contra a umidade e a gordu- ra, e que ainda permitam inserir mais aplicações sobre o material, também como forma de substituir o plástico. Investimos também na automação de grande parte dos processos, o que nos trouxe um aumento de produtividade de 10%”, completa. Saraiva salienta a importância de participar desde o início da con- cepção dos novos produtos, até chegar nas embalagens mais adequa- das. É na fase do seu design que devem ser levados em consideração os processos de reciclagem, e, para isso, o fabricante de papelcartão pode oferecer soluções técnicas ideais. “As marcas também precisam investir na recuperação de suas embalagens, que devem voltar para serem recicladas, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Só assim, com a união entre fabricantes de papel, o setor gráfico e as marcas de varejo, poderemos colocar em ação uma verdadeira econo- mia circular”, lembra o presidente da Ibema Papelcartão. Recentemente a Klabin anunciou ao mercado um investimento de R$ 9,1 bilhões em seu novo ciclo de expansão. O Projeto Puma II, como é chamado, abrange a construção de duas máquinas de papel, com produção de celulose integrada, localizadas na unidade indus- trial da Klabin no município de Ortigueira/PR. A capacidade total das máquinas será de 920 mil toneladas anuais de papéis Kraftliner. Na Unidade Puma, a Klabin já opera a produção de celulose bran- queada (fibra curta, fibra longa e fluff), que continuará abastecendo os mercados interno e externo, com capacidade anual de 1,6 mi- lhão de toneladas. A instalação do Projeto Puma II será dividida em duas etapas: “A Primeira Etapa consiste na construção de uma linha de fibras principal para a produção de celulose não branqueada integrada a uma máquina de papel Kraftliner e Kraftliner Branco, que serão comercializados sob a marca Eukaliner, com capacidade de 450 mil toneladas anuais. Em complemento, essa etapa também inclui instalações de apoio às novas linhas e plantas das áreas de recupera- ção e utilidades. A Segunda Etapa contempla a construção de uma linha de fibras complementar integrada a uma máquina de papel Kraftliner com capacidade de 470 mil toneladas anuais e expansão de algumas estruturas de apoio”, diz Campos. PRODUTOS EM DESTAQUE A Suzano dentro da linha de papelcartão vem com produtos para os mercados promocional, editorial e de embalagens. O TP White Plus, por exemplo, é focado nos segmentos cosmético, farmacêu- tico e alimentício de alto valor agregado. “Esse papel possui como principal diferencial a combinação das duas características mais im- portantes para uma embalagem: alta printabilidade e rigidez, garan- tindo, respectivamente, apresentação diferenciada com maior brilho e uso de menores gramaturas. Essa combinação permite o uso de em- balagens mais leves, característica cada vez mais importante extrema- mente alinhada com a sustentabilidade, possibilitando embalagens de menor impacto ao meio ambiente”, detalha Melhado. Uma nova linha de produtos, lançada em 2018, é o Bluecup e o Bluecup Bio. “Ambos são feitos a partir de matéria-prima de fonte renovável, no caso o eucalipto plantado pela Suzano, e possuem NILTON SARAIVA, PRESIDENTE DA IBEMA PAPELCARTÃO: “Trabalhamos de forma muito próxima com fabricantes de resinas para agregar mais propriedades ao papelcartão que forneçam barreiras contra a umidade e a gordura, e que ainda permitam inserir mais aplicações sobre o material, também como forma de substituir o plástico.”

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