Revista Graphprint - Edição 191

GRAPHPRINT Mai/Jun 2019 21 de papel, é uma produtora de sonhos. Buscando sempre agregar da melhor forma produto, diferencial e qualidade. Aproveitamos para agradecer à nossa rede de distribuição que nos representa com tamanha solidez e força comercial, que tanto admiramos em cada um. A Fedrigoni acredita no Brasil e o mercado papeleiro acredita em nossa empresa, e esse sentimento traduz resultados satisfatórios para ambos”, conclui. A principal novidade da Suzano na linha de papéis especiais é o Lo- op, papel especialmente desenvolvido para a produção de canudos descartáveis que visa ser uma alternativa sustentável aos canudos plásticos de uso único. “É um papel reciclável, biodegradável e de fonte renovável, produzido a partir de eucalipto plantado para este fim e certificado pelo FSC, que garante o manejo florestal respon- sável. O papel para canudo da Suzano vem para atender a neces- sidade do mercado e oferece uma solução ecologicamente correta para os mais diversos segmentos de negócios, tendo como diferen- cial o fato de ser um produto 100% brasileiro”, explica Grimaldi. O Loop é resultado de meses de estudos da área de Pesquisa e De- senvolvimento da Suzano, visando atender ao mercado de canudos descartáveis, o qual é estimado em cerca de 9 bilhões de unidades por ano somente no Brasil, um número discreto em relação às cerca de 180 bilhões de unidades movimentadas por ano nos Estados Unidos. “O papel para canudo desenvolvido pela Suzano possui qualidade diferenciada e é apresentado em duas versões, com resis- tência e durabilidade distintas, visando atender o consumo de dife- rentes tipos de bebidas. Uma delas tem durabilidade de até 2 horas LEONARDO GRIMALDI, DIRETOR EXECUTIVO DE PAPEL DA SUZANO: “Vemos que produtos de base renovável, serão cada vez mais exigidos pelas indústrias multinacionais, as quais assumiram compromissos globais na busca de embalagens que, além de serem de fontes renováveis, sejam recicláveis e biodegradáveis. Por isso, nossas equipes têm dedicado bastante tempo e esforços para identificar e desenvolver os produtos do futuro.” em uso, ideal para consumo de bebidas como água, sucos e chás, e a outra opção possui aplicação de uma barreira sustentável que oferece uma maior resistência para utilização em bebidas alcóolicas, milk shakes e refrigerantes. O papel Loop permite utilização em equipamentos de alta velocidade de conversão e atende as normas para contato direto com alimentos”, detalha Grimaldi. Paralelo ao lançamento do Loop, a Suzano lança uma plataforma chamada Positive suas Ideias. “Presente nas redes sociais, a plata- forma busca reunir soluções de embalagens por meio de colabo- rações com parceiros, desenvolvendo cocriação, prototipagem e alternativas para as exigências desse consumidor consciente. Tam- bém apresenta soluções do portfólio e lançamentos da Suzano, uma das maiores fabricantes de produtos biorrenováveis, desenvolvidos como opções para marcas, conservando o design diferenciado alia- do ao conceito de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente”, informa Grimaldi. Vale lembrar que há menos de um ano, em julho de 2018, a Suzano lançou o Bluecup, um papelcartão desenvolvido a partir de fontes renováveis com características físicas propícias para a produção de copos descartáveis com foco nos setores de fast-foods, redes de cafés e restaurantes, além de end-users alimentícios. “Depois, em no- vembro de 2018, lançamos o Bluecup Bio, o primeiro papelcartão para copos 100% biodegradável, de fonte renovável, reciclável e produzido no Brasil. A principal novidade desse segundo produto foi a substituição de uma fina película de polietileno por uma bar- reira biodegradável”, relembra Grimaldi.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=