Revista Graphprint - Edição 191

GRAPHPRINT Mai/Jun 2019 20 FERNANDO SANDRI, DIRETOR TÉCNICO E DE P&D DA IBEMA PAPELCARTÃO “Temos o Ibema Ritagli, um papelcartão branco com rigidez competitiva, lançado em março deste ano. O principal diferencial desse produto, além da performance de impressão e envase, é a utilização de 50% de material reciclado em sua composição, sendo que 30% dessas fibras são provenientes de material pós-consumo, que inclui fontes de captação como cooperativas de reciclagem.” nha de papéis coloridos. A família Color Plus se diversificou sendo utilizada dentro das agências, em todo o mercado gráfico e também dentro das universidades e escolas. A linha Color Plus entra em todos os projetos e ocasiões”, garante Silva. Sandri coloca em destaque que o Ibema Ritagli foi lançado após dois anos de pesquisa, num projeto que alia brancura e rigidez competitivas com material reciclado e de pós-consumo. “O Ibema Ritagli pode ser usado como ferramenta de marketing pelos nos- sos parceiros gráficos em suas ofertas de projetos de embalagem e também pelos clientes deles, que são os donos das marcas”, sugere. Pela PNRS, publicada em 2010, as empresas de bens de consumo devem garantir que pelo menos 23% das embalagens tenham a destinação correta e uma das formas de comprovação dessa meta é utilizar em novas embalagens matérias-primas reutilizadas ou re- cicladas. “É uma iniciativa que envolve a recuperação e coleta das embalagens para trazê-las de volta à fábrica e processá-las de manei- ra segura, de forma a ter um produto competitivo de volta. Nosso objetivo é ampliar esse ciclo virtuoso, para que, cada vez mais, a coleta e a reciclagem sejam incentivadas. Um grande projeto em que acreditamos muito”, convida Sandri. NOVIDADES A Filiperson tem lançado muitas novidades para impressão digital. Papéis metalizados, coloridos, texturizados e muito mais. Agora, após meses de pesquisas e desenvolvimento, vem com novidades. “É um produto que representa para a impressão digital o mesmo que representou há 25 anos o lançamento do papel Filicoat, naque- la época desenvolvido e produzido por encomenda de nosso parcei- ro Xerox do Brasil. Foi o primeiro papel especial para impressão de toner seco colorido de alta resolução a ser comercializado no Brasil, tendo se tornado, ao longo dos anos, sinônimo de “papel fotográ- fico laser”. Agora, com esse novo produto, estamos produzindo o mesmo impacto. Trata-se do Filiprint, um papel especial, próprio para impressão laser colorida, em diversos formato e gramaturas, mas de superfície extremamente lisa e com suave brilho, propor- cionando um extraordinário destaque às imagens impressas”, diz Grassiotto. A Filiperson disponibiliza completo mostruário de papéis especiais mediante solicitação a seu SAC, permitindo assim que o consumi- dor tenha emmãos uma pequena amostra de cada papel produzido. Já a Arjowiggins trabalha com coleção de papéis. Lançou em 2018 a coleção 2018-2021 e agora está buscando consolidar os produtos no mercado. “Para o Brasil foram trazidas as novas cores da gama Curious Metallics, de Keaykolour e do Conqueror Wove. A aceita- ção do mercado foi ótima e o próximo passo é estudar a inclusão da gama Curious Alchemy, uma linha inspirada em metais escovados, disponível em cinco cores, nas gramaturas 120 e 300. Mas isto é um plano para o segundo semestre”, avisa Sonia. Silva avisa que a Fedrigoni tem como essência lançar linhas de pa- péis especiais a cada seis meses. “E junto ao time de backseller tra- balhamos diariamente para atender as demandas do mercado, tra- duzindo cor, textura e brilho dentro de novos projetos. Neste mo- mento estamos desenvolvendo duas novas cores para linha Color Plus. A Fedrigoni Brasil Papéis é mais que uma simples produtora

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