Revista Graphprint - Edição 191

GRAPHPRINT Mai/Jun 2019 22 Impressão digital A transformação digital está tornando as opera- ções corporativas mais ágeis e integradas. Nunca foi tão rápido enviar mensagens, trocar infor- mações ou conectar diferentes áreas e escritórios para encaminhar um documento ou apresentar novidades. Esta dinâmica tem implicado em mudanças consideráveis em uma ampla gama de indústrias, entre elas a indústria de impressão. Apesar da expansão das novas tecnologias e con- ceitos, não se pode dizer que as impressoras te- nham perdido espaço. Na verdade, a melhoria constante das ferramentas de conexão e integra- ção de dados está forçando as empresas a ado- tarem modelos de negócios cada vez mais ágeis, envolvendo diferentes áreas e públicos ao mesmo tempo. É neste contexto que as soluções de im- pressão estão se reinventando, assumindo e aten- dendo novas perspectivas junto às organizações. Mais do que imprimir páginas, o que as com- panhias estão procurando são ferramentas e serviços que agreguem valor à rotina de suas operações, com diferenciais de qualidade e inte- gração. Nesse cenário, o avanço da Computação As tendências para o futuro da impressão digital POR LUIZ CARLI, DIRETOR GERAL DA OKI DATA BRASIL em Nuvem é um fator que merece destaque. As soluções Cloud têm colocado as companhias em uma nova era, na qual garantir a disponibilidade dos dados e a mobilidade dos seus funcionários é essencial para garantir a agilidade requerida pela nova dinâmica dos negócios. Para suprir às atuais exigências do mercado, a indústria de impressão vem traba- lhando em opções e recursos para fazer com que as impressoras se integrem cada vez mais aos negócios dos clientes. O desenvolvimento de produtos com platafor- ma aberta, por exemplo, permite que sejam desenvolvidas aplicações dedicadas às necessidades específicas de cada cliente, seja ela no mercado de saúde, educação, financeiro ou artes gráficas. É uma forma de garantir que o dispositivo tenha uma interface cada vez mais amigável com o usuário, além de aperfeiçoar processos e permitir ganhos de produtividade. Mais modernos, os equipamentos estão agregando também funções de armazena- mento e segurança, que são vitais à credibilidade das organizações, independen- temente do tamanho ou segmento de suas operações. A informação precisa estar disponível não somente no local e hora certos, mas principalmente para a pessoa certa. Com isso, a autenticação no dispositivo passou a ser feita não somente via digitação de código no painel da impressora, mas também por meio de outras tec- nologias, tais como cartões por aproximação, NFC (Near Field Communication) e biometria para a captura rápida e confiável da identidade dos usuários. Estudos recentes do mercado apontam que a preocupação com os fatores de se- gurança e mobilidade estão no centro das atenções das empresas, como uma das três principais prioridades para mais de 60% dos líderes corporativos de todo o mundo. As novas soluções de impressão podem ajudar a simplificar esse desafio, combinando mais eficiência, sustentabilidade e proteção à gestão e uso de infor- mações dentro das companhias. Já para o mercado gráfico, em paralelo aos conceitos de Nuvem e proteção, a indústria de impressão tem se focado no atendimento das necessidades crescentes de individualização e personalização. Cada vez mais, para se ganhar a atenção do cliente potencial é necessário se adequar à linguagem dele por intermédio de uma comunicação diferenciada. Empresas da indústria têxtil ou de artigos customizá- veis precisam se adequar a essa era. Pesquisas indicam que, somente esse ano, mais de 30% do faturamento do varejo será obtido a partir de itens criados sob medida para os consumidores. Para se conseguir isso, os equipamentos precisam ser versáteis e permitir a produ- ção de peças diferenciadas de forma ágil, com recursos que permitam o atingimen- to destes objetivos. Destacam-se a capacidade para imprimir em diferentes tipos e gramaturas de mídias, além de soluções diversificadas como impressão com Toner Branco e Clear, e equipamentos capazes de lidar com baixas tiragens. Ainda mais porque, vale sempre dizer, uma das grandes revoluções trazidas pela impressão digital é justamente a capacidade de as empresas surpreenderem seus clientes.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=