Revista Graphprint - Edição 191

GRAPHPRINT Mai/Jun 2019 19 tificadas pelo FSC, serão cada vez mais exigidos pelas indústrias multinacionais, as quais assumiram compromissos globais na bus- ca de embalagens que, além de serem de fontes renováveis, sejam recicláveis e biodegradáveis. Por isso, nossas equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Inovação e Negócios têm dedicado bas- tante tempo e esforços para identificar e desenvolver os produtos do futuro”, fala Leonardo Grimaldi, Diretor Executivo de Papel da Suzano. Outro segmento que também puxa o crescimento dos papéis es- peciais é o de rótulos e etiquetas, itens igualmente associados à em- balagens e entregas (delivery), outra tendência de comportamento e consumo. “Por fim, também vemos, no Brasil e em alguns países em desenvolvimento, que o consumo de papel térmico continua em trajetória de crescimento”, avalia Grimaldi. A FORÇA DO PORTFÓLIO No universo de papéis criativos, não é possível eleger um papel co- mo ator principal. “Claro, há aquele com o maior volume vendido, porém, temos um amplo portfólio de produtos, que visa atender ao projeto de cada cliente de maneira diferenciada, tornando o impresso do projeto gráfico em uma experiência única”, comenta Sonia. “Há papéis coloridos na massa, com diversos acabamentos - Pop’Set, com cores vivas e excelente lisura; Keaykolour, com 48 cores e um toque aveludado; Curious Collection, onde temos aca- bamentos metálicos, ou com cores sólidas e toques diferenciado, como Skin e Matter. Já nos papéis mais clássicos, temos a tradicio- nal gama Conqueror, que possui papéis feitos com fibras diferen- ciadas como bamboo e algodão, e o famoso Rives, um papel com 8 texturas diferenciadas, amplamente utilizado nas comunicações sociais e corporativas brasileiras, há mais de 20 anos”, detalha a gerente Comercial & Marketing América Latina da Arjowiggins. A Filiperson aposta em uma vasta linha de papéis especiais e dife- renciados quer sejam em suas cores, texturas, aplicações ou pro- priedades técnicas. “A começar pelos papéis para convites finos, diplomas e certificados, passando por papéis de conservação e res- tauração de documentos, até chegar aos papéis de segurança. A Fi- liperson é focada nas especialidades. Atualmente, fruto da inovação tecnológica, uma das linhas de papéis especiais mais demandadas é para impressão digital. Nessa linha destacam-se os papéis para impressão Laser de alta resolução, os papéis texturizados digitais e os papéis para impressão jato de tinta. Dentre todos, o destaque do momento é a linha de papéis metalizados e perolizados, em diversas cores”, fala Grassiotto. Silva coloca em evidência todas as famílias: “até porque cada linha de produto tem o seu diferencial e sua particularidade. Mas, ana- lisando o volume e acima de tudo o tempo e a participação de mercado, a Linha Color Plus é o grande carro chefe da empresa. Atualmente, estamos com 33 cores consolidadas e sempre apresen- tando ótimos resultados. O mercado reconhece como a grande li- DANIEL GRASSIOTTO, GERENTE COMERCIAL DA FILIPERSON: “Com a consolidação dos processos gráficos digitais e consequente diversificação das obras gráficas, a demanda por papéis especiais tem crescido bastante. A possibilidade de impressões com dados variáveis e a versatilidade dos equipamentos têm feito com que muitos novos consumidores pensem em impressos diferenciados e, por consequência, procurem por alternativas em papéis especiais.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=