Revista Graphprint - Edição 191

GRAPHPRINT Mai/Jun 2019 18 ência, procurem por alternativas em papéis especiais. Papéis para impressão digital com aspectos criativos, elegantes, texturas, sensa- ções táteis etc.”, exemplifica Grassiotto. Outro cenário atual, relembra o gerente comercial da Filiperson, é que o número de empresários gráficos que tem aderido às novas tecnologias de impressão digital é muito representativo. “Aquela incerteza, aquela dúvida se o digital iria mesmo “pegar”, já não existe mais. Os empresários mais atentos perceberam o movimento migratório e se lançaram de corpo e alma na nova tecnologia. Ou- tros seguiram a tendência e os que ainda estavam inseguros agora já escolhem as marcas e modelos dos equipamentos digitais que adquirirão”, fala Grassiotto. As últimas feiras gráficas mostraram também isso. “As pequenas e médias tiragens impressas em equipamentos digitais já se equi- valem e até representam vantagens de custos quando comparadas com a possibilidade de impressão tradicional. Por outro lado, a qualidade é incontestável. A praticidade, versatilidade e eficiência dos equipamentos digitais é admirável. E os papéis especiais com- pletam esse time”, avisa Grassiotto. Encaixada no segmento de papelcartão premium, a Ibema partici- pa dessa matéria para mostrar, nas palavras de Fernando Sandri, di- retor técnico e de P&D da Ibema Papelcartão, que além das opções em fibra virgem, hoje, a empresa aposta no Ibema Ritagli, um pa- pelcartão branco com rigidez competitiva, lançado em março deste ano. “O principal diferencial desse produto, além da performance de impressão e envase, é a utilização de 50% de material reciclado em sua composição, sendo que 30% dessas fibras são provenientes de material pós-consumo, que inclui fontes de captação como coo- perativas de reciclagem”, diz Sandri. Ainda na visão de Sandri, para o brand owner, especialmente dos segmentos de cosméticos e farmacêutico, é a chance de elevar o cumprimento de suas metas de sustentabilidade puxadas pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), destinando nosso lançamento para linhas de produtos premium. “As perspectivas são altas, especialmente pelas taxas de crescimento desses mercados, como o farmacêutico, que tem projeção de crescimento de 9% em 2019, depois de crescer quase 12% em 2018, de acordo com a auditoria do setor (IQVIA). Já o setor de cosméticos alcançou cres- cimento de 2,77% em 2018, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec)”, argumenta o executivo da Ibema. Definitivamente o momento é muito positivo devido ao produto ser de alto valor agregado. “Os papéis considerados especiais estão sendo tratados no mercado gráfico de forma diferente nos últimos quatro anos, pois as grandes tiragens migraram para pequenas tira- gens com acabamentos e quantidades diferenciadas. Por este moti- vo, a Fedrigoni Brasil Papéis entende que o mercado de papéis finos apresenta um crescimento satisfatório. O crescimento de especia- lidades no mercado interno é tão significativo que a conceituada linha Color Plus, há 33 anos, apresenta números extremamente positivos, como por exemplo seu crescimento de 24% no ano de 2018”, fala Gustavo Silva, gerente de Marketing e Comercial Brasil da Fedrigoni. O mercado de papéis especiais mantém seu crescimento puxado, principalmente, pelo segmento de papéis flexíveis para embalagens como alternativas às matérias-primas fósseis, como as embalagens plásticas. “Vemos que produtos de base renovável, como é o caso do papel produzido a partir das nossas florestas plantadas e cer- SONIA RODRIGUES, GERENTE COMERCIAL & MARKETING AMÉRICA LATINA DA ARJOWIGGINS: “Sabemos que o Brasil passa há anos por uma crise econômica e que o mercado gráfico tem sido afetado com relevância por ela, porém os papéis finos contribuem para que as pessoas busquem saídas criativas em mercados diversos, como o editorial, o de embalagem e o de artes manuais.”

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