Revista Graphprint - Edição 184

GRAPHPRINT Mar/Abr 2018 27 de ser custeadas com vendas em menor quantidade. Por isso só os desafios ao fabricante são enormes. A Müller Martini conseguiu se adaptar perfeitamente a estas mudanças, com o lançamento de novos mode- los e a adaptação de modelos existentes, entre outras ações”, completa Trüeb. Já a Horizon mostrou a encadernadora BQ 480, PUR e/ou EVA, com 4 bolsas, projetada para “produção de um livro” com características específicas para o set-up rápido para a produção variável de livros (um livro diferente do outro). “Para uma produção vari- ável, a velocidade irá depender das espessuras dos li- vros: mudança de espessuras para 5mm : 800 ciclos/ hr; mudança de espessuras para 30mm: 660 ciclos/ hr; mudança de espessuras para 65mm : 500 ciclos/ hr e a Stitchliner Mark III, que é uma linha para confecção de revistas com grampo de sela, que per- mite revistas no formato paisagem (max.35 x 61cm), com uma velocidade de 6 mil revistas/hora”, detalha Nora, acrescentando que a empresa está alinhada com o alto grau de automação dos equipamentos, as trocas de trabalhos rápidas, monitoramento dos sis- temas, que possibilitam integração e conectividade com soluções de acabamento. Nora destaca ainda que a Horizon permite a atuação com as linhas de acabamento para os dois modelos de produção: “Impressoras offset para uma produção contínua bem como vindo das máquinas impresso- ras digitais para uma produção variável. Ambas in- tegram vários equipamentos para soluções rápidas e precisas”, avisa. Na Expoprint 2018, a Prolam apresenta a laminado- ra SW 820, com velocidade de 65 m/min e formato 820 x 1050mm. A novidade atende aos segmentos editorial, promocional e principalmente embalagem e opera com filmes de BOPP e PET. “Apresentamos também os filmes Prolam Ouro, Lenticular, Persona- lizado, Metalizado Pilars e Soft Touch Black”, avisa o diretor de marketing. MERCADOS Marcello diz que o foco é rentabilidade, sendo que os clientes investem em laminadoras automáticas para reduzir custos operacionais e melhorar as margens. “Normalmente o retorno do investimento de uma laminadora SW 820 se dá em menos de 12 meses, o que é excelente”, avalia o diretor de marketing da Prolam, acrescentando que as vendas da Prolam em 2017 cresceram 15% em relação ao ano de 2016. “Houve uma ótima retomada do mercado interno e um bem-sucedido programa de exportação. Estamos esperando dois dígitos novamente em 2018”, avisa. Não se pode afirmar simplesmente que determinado modelo de equipamento é o ideal ou o menos indi- cado para o mercado offset. Tudo depende da estru- tura do cliente e do mercado de atuação, como, por exemplo, quantidades mensais produzidas, tiragens mínimas, médias e máximas, formatos e espessuras dos produtos, assim como modos de encadernação (hotmelt, PUR, costurados, com capas flexíveis ou duras, especiais, etc.) além de outros fatores, tais co- mo prazos para entregar os pedidos, tempo previsto MARCOS MARCELLO, DIRETOR DE MARKETING DA PROLAM: “As gráficas perceberam que ao agregar valor aos produtos impressos, além de torná-los mais bonitos, também os torna muito mais rentáveis, isso é o que tem mantido o interesse dos empresários. Entendo que ainda há muito espaço para crescimento no setor.”

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