Revista Graphprint - Edição 179

Distribuição de Equipamentos GRAPHPRINT SETEMBRO 17 40 para os clientes explorarem novos mer- cados e maximizarem os lucros. “Além da saturação de alguns mercados, o momen- to econômico prejudicou a rentabilidade e o volume de negócios. Como distribuidor, temos acesso ao fabricante e aos conteú- dos com mais facilidade; buscamos trazer essa facilidade para nossos clientes e en- curtar o caminho entre eles e o fabricante, assim nossos clientes sempre têm quali- dade de informação e poderão aproveitar mais cada equipamento”, pontua. O foco da Diginove sempre foi o segmen- to de impressão digital: “Dentro desse segmento, estamos sempre à procura de tecnologias e parceiros para aplicações de acabamento. Mesmo porque o acaba- mento digital é um segmento ao qual as empresas gráficas não dedicam a devida atenção e acabam mesclando métodos de finalização offset com procedimentos de acabamento digitais, o que nem sempre dá certo e resulta na qualidade esperada”, foca Silvane. Por sua vez, a Akad aumentou a presença no mercado têxtil, pois agora a tecnologia permite impressão digital têxtil e também no mercado de impressoras 3D, com as novas tecnologias recém-lançadas. “A crise diminuiu a demanda na ponta, pelo cliente final, e portanto os prestadores de serviço enfrentam um mercado mais difícil; a saída é sempre agregar valor, investir em equipamentos mais eficien- tes. O principal desafio é buscar novas tecnologias que tenham diferencial. Com a facilidade da comunicação digital, a ca- pilaridade é cada vez menos importante. Estamos percebendo o início da retomada do mercado, e portanto estamos aceleran- do nossos lançamentos”, adianta Kovesi. O Grupo Furnax entrou no setor de aca- bamento para impressão digital. “É um mercado que requer cuidados especiais em todo o ciclo de processo e constitui um segmento marcado por tiragens sob demanda, exigindo equipamentos que ofereçam maior interatividade com o operador para o acerto rápido. Segundo relato de nossos clientes, as tiragens dos trabalhos têm diminuído, com aumento da quantidade de ordens de serviço. Dados publicados pela Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) mostram que a quantidade de títulos de revistas rela- cionados a estilo de vida tem aumentado nos últimos anos. Como consequência, as gráficas têm investido no acabamen- to para resolver os gargalos internos de produção e reduzir o tempo de acerto. Os equipamentos de acabamento comercia- lizados pelo Grupo Furnax possuem telas sensíveis ao toque com um menu que guia o operador para a inserção dos dados necessários para o acerto do trabalho e dessa forma a tarefa fica fácil e simples”, analisa Firmino. Na Zanatto, de acordo com Esperança, a grande novidade na linha de produtos é a parceria com a Xerox para o seg- mento de impressão digital. “O mercado gráfico passa por mudanças em todo o mundo com a queda das tiragens. Para enfrentar esse novo cenário, as gráfi- cas têm que otimizar seus processos, agregar valor e inteligência. Nesse meio tempo, assistimos a muitas empresas sucumbirem. Contudo, de um jeito ou de outro, é necessário investir. Por ou- tro lado, temos a crise interna pela qual passa o país e que afeta as vendas, ob- viamente. Porém, apesar da crise, os investimentos devem continuar; mesmo porque a tendência é que o crescimento volte, e as empresas que tiverem inves- tido e estiverem melhor preparadas irão se destacar”, explica Firmino. Marcelo Firmino, gerente de produtos do Grupo Furnax: “As mudanças do setor estão sendo cada vez mais voltadas para a automatização dos processos. Desta maneira, as mudanças mais perceptíveis são no mercado digital, em que é necessário que os equipamentos possuam setups rápidos, quando o operador insere os dados em telas de toque simples com acertos automáticos e capacidade de armazenamento dos trabalhos já realizados anteriormente.”

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