Revista Graphprint - Edição 179

GRAPHPRINT SETEMBRO 17 41 PÓS-VENDA Todo gráfico sabe da importância de contar com um atendimento de qualidade na hora de usar a assistência técnica. Redução do desperdício, aumento de eficiência, produção “lean” e total controle de custos são a chave para qualquer empresa sobreviver no mercado, cada dia mais competitivo. Apesar dos sinais de uma melhora da economia em 2017 e da esperada consoli- dação desse crescimento para 2018, continua sendo primordial o comprometimento de cada empresa e de cada colaborador com a melhora da produtividade. Consciente dessa realidade, a Heidelberg pro- moveu uma grande reestruturação em seu pro- grama de serviços, focando principalmente na qualidade da manutenção preventiva e em pro- gramas de melhoria do desempenho dos equi- pamentos. “Para exemplificar as ações neste sentido, começando pela eficiência, foi criado um novo centro de atendimento em Alphaville, região metropolitana de São Paulo. As chama- das técnicas são registradas e encaminhadas para uma equipe de especialistas que irá desig- nar o técnico indicado para cada caso específi- co, identificando também as peças necessárias para essa intervenção”, diz Mario Paris, gerente sênior de serviços e peças da Heidelberg. Paris garante que a Heidelberg do Brasil pos- sui o maior estoque local de peças originais na América Latina. “Para os casos mais críticos há uma rápida comunicação com os especialistas na Alemanha, além do acesso remoto ao equi- pamento. Esses atendimentos, com abrangên- cia nacional, são realizados por técnicos on-line Falando sobre produtividade com o empresário gráfico “Para os casos mais críticos há uma rápida comunicação com os especialistas na Alemanha, além do acesso remoto ao equipamento. Esses atendimentos, com abrangência nacional, são realizados por técnicos on-line com a central, em Alphaville, via smartphone e ferramentas de acesso remoto.” CADA MINUTO PRODUZINDO DE MANEIRA EFICIENTE SIGNIFICA MAIOR LUCRATIVIDADE com a central, em Alphaville, via smartphone e ferramentas de acesso remoto”, avisa Paris. Na linha das manutenções, a Heidelberg oferece amplo portfólio de contratos de serviço, que consegue atender às necessidades de todos os segmentos da indústria gráfica, sendo o foco principal a manutenção preventiva, com o objetivo de reduzir possíveis paradas inesperadas. “Outra grande vantagem dos contratos é o plane- jamento das paradas preventivas e a previsibilidade de custos para os clientes. Atualmente, mais de 130 contratos de manutenção estão ativos de norte a sul do país”, comenta. RUMO AO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE Para complementar as ações de manutenção preventiva, a Heidelberg do Brasil lançou um programa de performance para que os clientes possam ter uma con- sultoria de como aumentar significativamente sua produtividade. “São inúmeras ferramentas que coletam informações on-line, gerando relatórios para um banco de dados para que sejam feitos planos de ação e, caso necessário, criando medidas corretivas nos processos, treinamento de operadores nas gráficas e implementação de produção “lean”. O resultado final dessas ações, em todos os clientes, foi elevar o índice Overall Equipment Effectivences (OEE), criado para medir a eficiência dos equipamentos”, explica Paris.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=