Revista Graphprint - Edição 176

GRAPHPRINT MAIO17 Digital para embalagens 39 novasordensmundiais:“A tendênciamun- dial é o crescimento de SKU, ou seja,mais embalagens semelhantes com diferentes imagens,ouparapúblicosdiferentes. Cada vez émaior a personalização ou a diferen- ciação dos produtos, adicionando valor ao produtofinal”, crêoexecutivodaAgfa. VANTAGENSDOPROCESSO Ramos diz que as vantagens do proces- so de impressão digital estão reunidas por meio da integração de equipamen- tos e softwares especializados para este segmento. “O produtor de embalagens consegue imprimir de forma eficiente, lu- crativa e produtiva, reduzindo custos e o tempo de produção. Commaior velocida- de e qualidade, as embalagens têm valor agregado. A impressão digital também permitemaior definição de imagens, com textos mais finos, e amaior gama de co- res. Além disso, o produtor também pode imprimir em diferentes substratos ter- mossensíveis e especializados”, aponta o executivo da EFI. NaopiniãodeLorenzo,oavançoda tecno- logia de impressão digital pode represen- tar uma revolução nomundo das embala- gens.“Osmotivossãovários.A impressão digital pode reduzir significativamente o tempo de produção, maior entrosamento com a pré-impressão, redução de custos. Note que rótulos, cartuchos e flexíveis podem ser produzidos literalmente sob demanda e com baixo desperdício; to- talmente atrativo ao marketing. Veja que este enfoque pode permitir aos fornece- dores de serviços de impressão oferecer personalização, permitindo produtos pro- mocionais e dirigidos a regiões específi- cas”, detalha. O setor deartesgráficas estáassimilando os efeitos e as causas da impressão digi- tal. “De certa formaestá sendoe serádo- loridoparapartedouniversodeempresas dosetor. Contudo, toda renovaçãoprovoca este fenômeno. Basta lembrar da história: os avanços provocaram agitações e des- confortos. Mas, mesmo assim, não dei- xaram de seguir evoluindo. O processo é irreversível e quem quiser seguir adiante tem que posicionar-se no novo cenário. Indústria 4.0, o termo é amplo e engloba várias tecnologias, porém é necessário para a evolução da indústria em geral. Estou convicto que o setor gráfico saberá situar-se no contexto do mundo digital”, completa o diretor comercial daRotatek. No passado, a Agfa tinha duas linhas de produtos para maiores volumes em im- pressão digital, mas o mercado e o de- senvolvimentodosequipamentosconven- cionais (com ajustes de matrizes, papel e calibração dos tinteiros automáticos) reduziram, e muito, o custo da impres- são convencional para menores tiragens. “Isso levou a impressão convencional a ser um concorrente direto da impressão digital para tiragem menores. A aposta ErnandeRamos,diretordevendasparaAméricaLatinadaEFI: “Além de ampliar a produtividade, a impressão digital abriu espaço para que os empresários inovem commais criatividade em suas produções. Os equipamentos e softwares oferecidos hoje para este segmento proporcionammaior dinamização e personalização dos artigos.” AntonioDalamaLorenzo,diretor comercial daRotatekBrasil: “O atrativo do segmento de embalagens é visível e tem grande potencial de crescimento.Teve crescimento estável nos últimos anos.Tiragens fracionadas, que necessitam ajustes rápidos, e baixo uso de consumíveis tornam o panorama propício para a tecnologia de impressão digital.”

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