Revista Graphprint - Edição 176

Digital para embalagens GRAPHPRINT MAIO 17 40 da Agfa não é mais em grande volumes de impressão digital e sim em pequenas tiragens capazes de completar e agre- gar valor ao processo de produção de um cliente. As vantagens são inúmeras, print- -on-demand, menor estoque, mock-ups, teste de prateleiras, campanhas regio- nais, etc. Há ainda os efeitos com opção de verniz total e de reserva, branco, san- duíche de branco, tintas especiais, etc. E também, aliadas à tecnologia de cabeças de impressão, essas estão cada vezmais produtivas e com picolitros cada vezme- nores”, enumeraSousa. NOVIDADESNAÁREA O lançamentomais recente da EFI para o mercado de embalagens é a impressora EFI Nozomi C18000. “Chegou paramudar os conceitos da impressão de corruga- dos. É um equipamento jato de tinta LED com 1,8m de largura de passagem única e com alimentação por folhas avulsas. É hoje omaior equipamento jato de tinta da EFI para o segmento de embalagens, que oferece velocidade de produção líder de mercado na área digital. Seus recursos possibilitam imagens LED, com cores pre- cisas e brilhantes, empraticamente todos os substratos de papelão, inclusive em materiais tradicionais, como kemi,mode- lo branqueado e kraft”, explicaRamos. As impressoras da linha EFI Jetrion tam- bém se destacam no segmento de em- balagens, pois capacitam os conversores de etiquetas a superar os desafios deste mercado. “Atualmente, a linha possui dois equipamentos principais: a EFI Je- trion 4900ML, que combina impressão e acabamentos digitais, além de minimizar o custo por etiqueta, pois automatiza os processos sem interrupções, do arquivo para o rolo final. Com 4 cores em alta re- solução e produção de até 48m por mi- nuto, a EFI Jetrion 4950LX também se di- ferencia por sua inovadora tecnologia de curaLED,quegaranteaindamaisqualida- de para os trabalhos”, completa o diretor de vendas paraAmérica Latina da EFI. AAgfa indica a Jeti Tauro com sistemahí- brido (mídia rígidas eflexíveis), rolo a rolo deaté2,5mde largura,6coresmaisbran- coouprimer eaté275m²/horacom32ca- beças de impressãoRicohGen5 (7pl). “Há ainda a Jeti Mira, a nova impressora Flat- bed (camaplana) da Jeti. Comaté206m²/ hora e registro perfeito (impressão frente e verso), o equipamento vem com 6 cores maisbrancoouvernize6 zonasdevácuo. São dois modelos de mesas com 1,6m x 2,69m e 3,2m x 2,69m”, detalhaSousa. PERSPECTIVASDO FABRICANTE ParaSousa,a impressãodigital servepara compor um conjunto, completando assim oparque industrial docliente,“auxiliando- -oaproduzir testesdemercado, testesde produto mockups, rápida resposta a uma necessidade, redução de estoque, en- trega on-demand, material promocional e customização e, lógico, produtos com alto valor agregado, dados variáveis, en- tre outros. Não haverá a substituição dos equipamentos convencionais, mas sim a necessidade de atender a demanda de ti- ragens menores. Sendo assim, a impres- são digital irá ajudar, e muito, a indústria de embalagem”, acreditaSousa. Ramos avalia que muitas gráficas brasi- leiras ainda operam com uma estrutura familiar e equipamentos antigos. Mesmo assim, a impressão digital está em ex- pansão no país e esse é um caminho sem volta. “O empresário que quer se manter competitivonomercadoprecisa seatuali- zar.Asnovasgeraçõesestãomaisabertas a tecnologias e esse processo demoder- nizaçãonomercadográficobrasileiro,aos poucos, vai acontecendo. A EFI segue oti- mista com o potencial domercado e tem lançadonovassoluçõesemequipamentos e softwares, como foi feito recentemente na ISA International Sign Expo 2017, onde lançou mundialmente quatro novos pro- dutos”, avisa. Nesse caminho de descobertas e novas possibilidades, as parcerias são inevitá- veis para um mercado que busca cres- cimento. “Sempre vale a busca para oferecer possibilidades novas e conquis- tar novos adeptos. A junção de conheci- mentos entre fabricantes soma na hora de oferecer boas soluções aomercado. O mercado brasileiro de impressão, nesse caso o de embalagens, sempre foi bem atuante; não será agora que vai perder a oportunidadedecontar com todasaspos- sibilidades que a impressão digital ofere- ce”, fecha Lorenzo. EduardoSousa,gerentedemarketingdaAgfa: “A tendênciamundial é o crescimento de SKU, ou seja,mais embalagens semelhantes com diferentes imagens, ou para públicos diferentes. Cada vez émaior a personalização ou a diferenciação dos produtos, adicionando valor ao produto final.”

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