Revista Graphprint - Edição 176

DIGITAL PARAEMBALAGENS GRAPHPRINT MAIO 17 38 Chegouparaficareagoradesenhanovasentradasemalgunsseg- mentos menos explorados. Assim, de uma forma rápida, eviden- temente, a impressão digital olha commais ênfase para alguns nichos de impressão. É o caso, sim, da produção de embalagens. Consolidado emuito produtivo no offset ou em outros ambientes, a impressãodeembalagens tendeaganhar novosaresecaminha também para a customização. Não se trata de escolhas,mas de- cisões pragmáticas demercadomesmo. Por natureza, o segmentodeembalagens éuma fatia significativa e que desperta atenção por onde passa. Após seis períodos de quedas consecutivas, a indústria de embalagem registrou cresci- mento de 2,54%, no segundo trimestre de 2016, em comparação comamédiados trêsmesesanteriores,na sériecomajuste sazo- nal. O dado foi publicado pelo EstudoMacroeconômico da Emba- lagemAbre/FGV“RetrospectivadoPrimeiroSemestreePerspecti- vas para o Fechamento de 2016”. Abre-se então a possibilidade de competir, oferecendo tiragens menores alinhadas ao famigerado valor agregado. É inegável que o consumo de embalagem é um dos parâmetros utilizados para avaliar o estágio de desenvolvimento econômico de uma deter- minada sociedade.AAmérica Latina, por exemplo, ainda temmui- to chão pela frente, pois o consumo de embalagem na região só Radar ligado IMPRESSORASDIGITAISSÃODESENHADASTAMBÉMPARACOMPETIREMNOSEGMENTO DEEMBALAGENS. SETOR, QUEÉ FORTEECOMPETITIVO, PODESEBENEFICIARAOENTRAR NA ZONADECONVERGÊNCIADETECNOLOGIAS é maior que o da África e da Oceania. O Oriente Médio tem um consumode embalagemmaior que aAmérica Latina. Entende-se com isso que há espaço para crescer ou evoluir o atendimento com ferramentas produtivasmodernas e competitiva. ErnandeRamos, diretor de vendasparaAméricaLatinadaEFI, en- xergaqueo segmentodeembalagens registrou forte crescimento com a chegada da impressão digital por conta das vantagens que este tipo de produção permite. “Além de ampliar a produtividade, a impressão digital abriu espaço para que os empresários ino- vem commais criatividade em suas produções. Os equipamentos e softwares oferecidos hoje para este segmento proporcionam maior dinamização e personalização dos artigos”, avalia. Antonio Dalama Lorenzo, diretor comercial da Rotatek Brasil, fala que o segmento de embalagem é a coqueluche do setor gráfico, seja o processo que for,mecânico ou digital. “O setor representa uma das principais áreas de oportunidade para os fornecedores de serviços de impressão. O atrativodo segmentode embalagens évisível e temgrandepotencial decrescimento.Tevecrescimento estável nos últimos anos. Tiragens fracionadas, que necessitam ajustes rápidos, e baixo uso de consumíveis tornam o panorama propício para a tecnologia de impressão digital”, analisa Lorenzo. Eduardo Sousa, gerente de marketing da Agfa, aponta para as

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