Revista Graphprint - Edição 176

GRAPHPRINT MAIO17 Tendências 23 O comércio conversacional promete ser a nova “onda” com em- presas desenvolvendo aplicações para venda de produtos em aplicativos de conversa como oWhatsapp. “No exterior, já temos exemplos de empresas com plataformas funcionais de venda em aplicativos de conversa. Já é possível comprar roupas, pedir um taxi oudelivery de comida”, afirmaTurra. Namesma linha, há uma tendência de integrar aindamaismídias com links diretos para compras. Por exemplo, o Pinterest desen- volveu uma aplicação que permite comprar a partir de um clique na foto de um produto desejado. O Facebook e o Google estão desenvolvendo aplicações nesta linha também. Isso é importan- te, pois de acordo com um relatório da eMarketer, até o fim de 2016, 43% da população mundial já terá realizado alguma com- pra online. Com um faturamento global em 2020 de até US$ 4 trilhões, o e-commerce continuará sendo um dos segmentos com crescimento mais rápido na economia digital. Outra característi- ca importante do e-commerce é que ele será cada vezmais sem fronteiras, com consumidores adquirindo produtos de fornecedo- res em todo omundo. O estudo apontou, por fim, a emergência da busca por voz (logo as estratégias de busca paga devem se adaptar a essa reali- dade), o uso mais amplo da inteligência artificial para agilizar respostas para consumidores e umamaior integração dos pon- tos de contato das empresas com seus públicos, facilitando assim o relacionamento. Asmarcas semoverão de ummodelo de simples coleta de dados para um modelo de dados estratégicos. Isso significa identificar dados confiáveis e relevantes para o negócio e organizá- los continuamente e com agilidade pormeio de ferramentas adequadas, retroalimentando o negócio

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=