Revista Graphprint - Edição 176

TENDÊNCIAS GRAPHPRINT MAIO 17 22 Entender o aprofundamento da economia digital, as mudanças no comportamento do consumidor, sua jornada de compra e os impactos nos negócios das empresas são os objetivos do “Future Focus”, estudo global com grandes empresas de 120 países de todoomundo, incluindooBrasil,promovidopela iProspect,agência demarketingdigital full performancepresenteem54países. Oestudocontou tambémcomaparticipaçãodasáreasdeaudiência eestratégiada iProspect dospaísesemqueatua,alémdeprofundo ‘desk research’. O “Future Focus”mostra que a revolução digital é uma realidade nos negócios, ou seja, a dinâmica econômico-social já foi alterada, tendo o mundo digital como centro dela. Não por acaso, umapesquisadaMI TSloanapontaqueas empresas que já incorporaramessa visão são26%maiseficientesque seuspares. O presidente da iProspect Brasil, Rodrigo Turra, explica que “em 2016, o mundo atingiu 3,6 bilhões de usuários da internet, 50% da população mundial. Esses usuários estão cada vez mais co- nectados, principalmente por meio de dispositivos móveis cada vezmaispotenteseflexíveis. Essaconstanteconectividadedigital criou uma nova economia, a economia digital, na qual negócios tradicionais são virados pela cabeça, marcas nascidas no meio digital criam novas categorias e consumidores têm expectativas cada vez mais elevadas em relação a produtos e marcas. Entre- gar crescimentoe lucratividadenestecontextoexigirádasmarcas uma reinvenção de suasmetodologias de atuação”. Oestudoapontaqueasmarcassemoverãodeummodelodesim- ples coleta de dados para ummodelo de dados estratégicos. Isso significa identificar dados confiáveis e relevantes para o negócio e organizá-los continuamente e com agilidade por meio de ferra- DISPOSITIVOSCONECTADOS (32%) E INTELIGÊNCIAARTIFICIAL (22%) DESPONTAMCOMO TECNOLOGIASALVO. PARA 40%DOSRESPONDENTES, CONECTARÀS JORNADASDECOMPRAONE OFFLINESERÁAPRIORIDADEEM 2017 Conexão emprimeiro lugar mentas adequadas, retroalimentando o negócio. “Nenhum dado específico responde a todas as perguntas. O valor real é extraído quando, justamente, se faz as conexões corretas entre os dados disponíveis”, afirmaTurra. Nesse sentido, o principal desafio émonitorar as interconecções entre a jornada de compra on-line e off-line. OGoogle, por exem- plo, fezgrandesprogressosnestaáreamonitorandoessaconexão nos últimos 18 meses. A empresa afirma ter medido mais de 1 bilhão de visitas a lojas que agora podem ser ligadas ao Google Adwords para dar uma estimativa de conversões e proporcionar insights sobre o comportamento do consumidor. “Notas digitais e cartõesdefidelidade também são soluçõesúteisparamonitorar a interrelação entremeios digitais e compras off-line”, completa o presidente da iProspect Brasil. O Future Focus apontou também que a tecnologia de dispositivos conectadosmóveiséaquemaisestimulaasempresas (32%), en- quanto que integrar as jornadas de consumo online e offline é a prioridade de negócios para 40% dos respondentes. Em termos de investimento de marketing por canais, os focos serão buscas pagas (22%) e redes sociais (18%). NOVASECRIATIVASSOLUÇÕES Outra tendência identificadaéqueveremosmaisemaisempresas investindo em ações oumetodologias de coleta de dados primá- riosdo consumidor paraalémdos tradicionais sistemasdeCRMe o trackingdenavegaçãode siteseaplicativos.Aprópriaprodução de conteúdo dirigido pode ajudar as empresas a realizar a coleta de informações importantes.

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