Revista Graphprint - Edição 174

TENDÊNCIAS GRAPHPRINT MARÇO17 44 Conhecerocomportamentoe interagir comosclientesdemaneira eficiente e eficaz é essencial para fazer com que a empresa seja lembrada. Embarcando nessa tendência, a iProspect, agência de marketingdigital full performancepresenteem54países,pergun- tou a 4.500 consumidores, de diversos segmentos de mercado (tecnologia da informação, varejo, telecomunicações e financeiro) de oito países (Brasil, EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Holanda e Austrália), qual a percepção dos mesmos em relação à personalização de mensagens, canais mais apropriados para impactar os clientes, e como as marcas devem se comportar na tentativa de se aproximar dos consumidores. Segundo a pesquisa, 73%dos consumidores ouvidos estão me- nos propensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem, sendo que pessoas entre 18 e 24 anos estão duas ve- zes mais predispostas, ou seja, preferem clicar em um anúncio personalizado de umamarca que já conhecem. Outro dado inte- ressante é que, de acordo com os entrevistados, os três canais preferidos para receber campanhas personalizadas são:websites Entendendoas campanhas demarketing 73%DOSCONSUMIDORESTENDEMACLICAR EMANÚNCIOSDEMARCASCONHECIDAS (38%),e-mail (38%) eFacebook (30%). Emgeral,apersonalização émais aceitável para os consumidores das categorias de lazer e life style. Quando perguntado sobre quais categorias os consu- midores gostariam de receber mais mensagens personalizadas, vestuário é destaque, com 41%, seguido de alimentação (38%), viagem (37%), e saúde e beleza (26%). Trazendo para o cenário brasileiro, 39% dos respondentes estão menos propensos a clicar em um anúncio de umamarca que não conhecem, sendo que pessoas na faixa etária entre 35 e 44 anos estão 71%mais propensas a clicar em anúncios de marcas que conhecem. Oconsumidor brasileiro tambémprefere receber cam- panhas demarketing personalizadas com informações a respeito de promoção de preços (33,6%), informações mais detalhadas sobre o produto (21,01%) e ofertas em tempo real (19,22%). O e-mail é a forma de comunicação mais efetiva (22,33%), segui- do por páginas de website (21,54%) e newsfeeds no Facebook (20,55%). Não menos importante, o consumidor brasileiro, tam- bém, prefere receber campanhas personalizadas relacionadas a vestuário (20,36%), viagens (19,91%) e comida/compras de su- permercado (18,11%). Para Gustavo Macedo, content & creative director da iProspect, entender como os consumidores se relacionam com produtos, serviços, marcas e como eles fazem suas escolhas pode fazer

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