Revista Graphprint - Edição 174

GRAPHPRINT MARÇO17 xxxxxxxxxxxxxx 43 MERCADO A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Posigraf, em seis ca- pitais brasileiras. Estudo semelhante feito no mercado dos Estados UnidospelaMarketingSherpaapontaque82%dopúblicoamericano confiam nas informações dos anúncios impressos quando decidem comprar. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocio- nais, alémde revistas e periódicos. Os resultados dos levantamentos surpreendem se for considerada a abrangência domercado digital para o universo consumidor mundial. Omaior índice de confiança nomeio digital ficou com as ferramentas de busca, como Google e Bing: 61%. Chama a atenção o fato de que nenhum outro tipo de publicidade digital conseguiu índice acima de 50%–ou seja, osmeios causammais desconfiançadoque confiança naqualidadedas informaçõespublicitárias. ApesquisadaPosigraf teveporobjetivomedira importânciadosanún- cios impressos como ferramenta que incentiva na hora da compra e envolveuumuniversodequasemil consumidoresdascidadesdeBelo Horizonte (MG),RiodeJaneiro (RJ),SãoPaulo (SP),Curitiba (PR),Floria- nópolis (SC) e PortoAlegre (RS), homens emulheres de 18 a 60 anos. O levantamentomostrou que 66% dos entrevistados foram até a loja após ver a propaganda nessemeio de comunicação que, por sua vez, influenciou61%a realizaremacompra. CANAIS INFLUENTES Por outro lado, a influênciada internet noprocessode compra chegou a 38% dos entrevistados, e da TV, em 59%. Comparando com outros meios de comunicação, a pesquisa assinala que 50% dos entrevista- dos compraramumproduto após pesquisar na internet, e45%, ao ver Há45anosnomercado,aPosigraf,gráficadoGrupoPositivo, éumadasmaioresgráficasdaAméricaLatina. Instaladaem umaáreade50milmetros,acompanhia temumcentrode distribuiçãoemSãoPaulo, representaçõesem todooBrasil eMercosul eatendeclientesnosEstadosUnidos,Japãoe Europa.Seuportfóliodeserviçoscompreendeaproduçãode livrosdidáticosepublicaçõesespeciais, tabloidesemateriais promocionais,alémde revistaseperiódicos UTILIZADOPOR 84%DOSCONSUMIDORESNO PROCESSODEDECISÃODECOMPRA, O IMPRESSO ÉUMADASMELHORES FORMASDEDIVULGAÇÃO DEPREÇOS, PRODUTOSESERVIÇOS EstudodaPosigraf conclui que anúncios impressos lideram em credibilidade propaganda na TV. Os consumidores admitiram que o que maisgostamde ver nos impressos sãopreçosepromoções. O levantamento revelouqueo índicedeeficiênciadeconver- são dos impressos promocionais chegou a 70%. Em relação à fonte de informações para a compra de bens duráveis, os anúncios foram consultados por 80% das pessoas entrevis- tadas e 48% efetuou a compra após ter visto o produto em um impressopublicitário. A pesquisa brasileira resume que, em relação a bens durá- veis, 8 em cada 10 consumidores usaram impressos pro- mocionais aomenos uma vez aomês para se informar so- bre produtos, preços e promoções. Os entrevistados (51%) afirmaramque,em relaçãoàsmídiaseletrônicas (TV, rádioe internet),aprincipal vantagemdosanúnciospublicadosem tabloides e folhetos é a facilidade e comodidade de obter informações sobre preços, produtos e serviços. Esse pú- blico valoriza nos impressos a exposição clara dos preços (grandesevisíveis). Comosugestão,apesquisa recomenda aomercado que continue utilizando o impresso promocio- nal como ferramenta para incentivar a compra de produtos eserviços,considerandoque89%dosconsumidoresdoSul edoSudestedopaís jácompraramalgumprodutoapósvê- -lo ofertado num impresso promocional. Crédito:Crédito:ZigKoch Crédito:Divulgação

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