Revista Graphprint - Edição 174

GRAPHPRINT MARÇO17 Tendências 45 Brand Awareness: Evite iniciar campanhas de personalização sesuamarca tiver níveisbaixosdebrandawareness,pois73% dos consumidores ouvidos na pesquisa estão menos propen- sos a clicar emum anúnciodeumamarcaquenão conhecem. Pessoas entre 18 e 24 anos estão duas vezes mais propen- sas a clicar em um anúncio personalizado de uma marca que já conhecem. Conheça os interesses da sua audiência: algumas categorias investemmais intensamente emmensagens personalizadas. Quando perguntado sobre quais categorias os consumidores gostariam de receber mais mensagens personalizadas, ves- tuário é destaque, com 41%, seguido de alimentação (38%), viagem (37%), e saúde e beleza (26%). toda a diferença para atingir os objetivos de negócio das em- presas. “Entender o que o consumidor precisa, seus verdadeiros desejos e necessidades, é fundamental para traçar uma estraté- gia eficiente de envio de campanhas personalizadas. Contudo, é preciso pensar em diferentes níveis de personalização, de acordo com a demografia, faixa etária, condições econômicas e estilo de vida de cada um”, afirma o executivo. A pesquisa revela um novo perfil de consumidor, muito mais exigente, antenado e consciente, que valoriza a diferenciação e espera que a empresa surpreenda. “Os clientes almejam ser tra- tados como indivíduos únicos, independentemente do canal que estejam interagindo com a empresa, e a personalização é uma oportunidadeenormeparaasempresasconquistaremaconfiança e afidelidade do cliente”, conclui Macedo. PERSONALIZAÇÃONORADAR Avalie o mix de canais: os três canais preferidos pelo consu- midor são:websites (38%), Facebook (30%) e e-mail (38%), de acordo com os entrevistados. Conheça a demografia: pense em diferentes níveis de persona- lização. Omesmo nível pode não ser apropriado para audiên- cias diferentes. Realize testes: teste diferentes tipos de mensagens, avaliando quais gerammais valor. Mensagensmais valiosas:preço/promoção liderano rankingde mensagens personalizadas consideradas valiosas pelo consu- midor, com 52%, seguida por maior detalhamento do produto (37%), ofertasde localizaçãoem tempo real (26%), recomenda- ções similares (25%) e informações de compra (21%).

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