Revista Graphprint - Edição 174

EMPRESASEMDESTAQUE GRAPHPRINT MARÇO17 22 Criadaem1995comouma lojavoltadaaserviçosde fotografiacon- vencional (filme),aMultiplicDigital, localizadanocentrodeSoroca- ba (SP), realizouum investimento inéditoemsua regiãopormeioda aquisiçãodomodelobizhubPressC71hc, daKonicaMinolta. Conforme explica seu proprietário, Augusto Bergamo, a nova im- pressora digital colorida veio como desfecho de um processo de digitalizaçãoquedatade2005, quandoa fotografiadigital tornou- -se uma realidade para a empresa “Naquele ano (2005) nos con- vencemos de que a fotografia digital havia chegado para ficar e que era um processo sem volta”, disse Bergamo. “Foi então que tivemos quenos adaptar, investindo emnovas tecnologias e, tam- bém, desenvolvendo ummodelo de negócio diferente do que es- távamos acostumados”, recorda. Bergamo lembra que foi durante a adaptação para a tecnologia digital que se vislumbrou a oportunidade de expandir o portfólio de produtos oferecidos. “Tínhamos que variar os produtos com que trabalhávamos. Antes, com o filme, fazíamos um volume considerável de fotos; com o digital esse montante caiu muito, já que a possibilidade de o cliente optar por fazer todas as fotos capturadas através de câmera digital e de celulares tornou-se re- mota. Ele seleciona apenas algumas poucas imagens para serem impressas. Tudo foi na contramão da época do saudoso filme”, lembra. “Contudo foi justamentedaí quecomeçamosa repensar e planejar novosprodutosparaoferecer aos clientes, entreeles, por exemplo, a encadernação”, relembra. MUDANÇADECENÁRIO A partir de 2005, o portfólio de produtos fotográficos ofertados pelaMultiplic Digital aumentou. “Notamos que o segmento da fo- tografia, para continuar rentável, precisava se aproximar do da comunicação e do gráfico. É a tendência”, pontua Bergamo. E foi justamente para ampliar a oferta de produtos gráficos que a em- presa realizou o investimentonabizhubPressC71hc. “Éum equi- pamentocomoqual estamosmuitosatisfeitos,principalmente,no quesito qualidade de cor e imagem, que é excelente”, frisa. OproprietáriodaMultiplicDigital aindadestaca recursoscomoafle- Seguindoademandadigital MULTIPLICDIGITAL, DESOROCABA (SP), REALIZA INVESTIMENTO INÉDITODEOLHONAS OPORTUNIDADESDOAMBIENTEDIGITALCOM FOCONADEMANDAPOR FOTOGRAFIA AugustoBergamo,proprietáriodaMultiplicDigital: “Em2005percebemosquea fotografiadigital havia chegadoparaficar equeeraumprocessosemvolta.” xibilidadedos tiposdemídiaquepodem ser usadosnoequipamento e a funcionalidade de impressão frente e verso. “Imprimir frente e verso emuma única etapa, para nós, representa uma diminuição de custo, justamenteoquenãoocorre comopapel fotográfico. Quando você temumganhode rentabilidade,ésóalegria”,destaca. De acordo com a Konica Minolta, hoje, a bizhub Press C71hc é usada para a produção de photobooks, folders, flyers, cardápios, convites, cartões, entre outros itens que combinam imagem e re- cursos gráficos. “Nossos clientes estavam começando a deman- dar impressão em couché, e a bizhub Press C71hc nos permite atender a essa demanda com grande qualidade. Claro que reali- zamospesquisas comoutras empresasdenosso segmento. Entre essasempresashaviaalgumasque tinhamaKonicaMinoltacomo parceira, e outras que usavam outras marcas. Dessas pesquisas vieram informações positivas e negativas de cada equipamento. Notamos que as que usavam tecnologia Konica Minolta estavam muito satisfeitas e optamos também pelamarca. Acho que é uma tendência nomercado”, apostaBergamo.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=