Revista Graphprint - Edição 174

GRAPHPRINT MARÇO17 Empresas emdestaque 23 Prestesacomemorar seucentenáriode fundação,aEditoraSarai- va, presente nomercado editorial desde 1917, prepara uma gran- de mudança em sua identidade visual. As divisões de conteúdo jurídico e universitário da companhia terão novas marcas, mais leves e modernas. A alteração é a primeira grande mudança de marca na companhia desde os anos 1970, quando o símbolo que agora sedespede foi adotado - um livroaberto, estilizado, perfeito à época para identificar tanto a editora quanto a Livraria Saraiva, que hoje não fazmais parte do grupo. Desde a publicação da obra “Casamento Civil”, primeiro livro da companhia, em 1917, ainda sob o nome de Livraria Acadêmica, muita coisamudou no que diz respeito à percepção damarca por parte de seu consumidor. Em recente pesquisa para traçar um perfil de seus leitores de obras da área jurídica, a Editora Saraiva descobriu-se uma lovemark. O conceito, desenvolvido pelo publi- citário Kevin Roberts, denominamarcas que reúnem característi- cas que as fazem ser respeitadas e admiradas além de seus pro- dutos: elas se tornam queridas por seus públicos consumidores, estabelecendo com eles conexões emocionais. “O resultado da pesquisanos pegoude surpresa. Inicialmente, não imaginávamos ter este tipode ligaçãocomosnossos leitores”,afirmaThiagodos Reis, gerente demarketing da divisão de EnsinoSuperior, líder do processo de pesquisa e repaginação damarca. “Por outro lado, há tanto tempo que acompanhamos estudantes universitários, prestadores de concurso e outros segmentos de pessoas envolvidas com a aquisição de conhecimento, que tal percepção fazmesmo sentido”, diz Reis. Onovo símbolopropõeuma reinterpretaçãoparaumdos elemen- tosque jáestavapresentenoanterior,utilizado inclusivepela rede de livrarias, em que o diagrama se refere a um livro aberto. Na nova versão o elemento foi isolado e adaptado, aludindo à parte superior de um capelo (chapéu de formatura), um dos símbolos do Ensino Superior. Essa nova estrutura será utilizada para todas EditoraSaraivaapresenta mudança em identidade visual NOVO LOGOTIPOALINHA-SEÀPERCEPÇÃODA COMPANHIACOMO LOVEMARKEREFORÇA POSIÇÃODAEDITORACOMOREFERÊNCIAEM CONTEÚDOPARAENSINOSUPERIOR as linhas de produtos e serviços da Editora Saraiva, incluindo os editoriais jurídicos e universitários (Saraiva JUR e Saraiva UNI), editorial e soluções para aprovação em concursos (SaraivaApro- va) e soluções educacionais. Ao longo de 12meses, aNumbr, empresa demarketing estratégi- co parceira da Editora Saraiva nesse estudo, analisou 17milhões depesquisas sobreonomedaeditoranosprincipais sitesdebus- ca. Também foramanalisados780mil perfisdeusuáriosque inte- ragiram com aSaraiva emdiferentes redes sociais. “É gratificante perceber que o nosso público nutre afeição pela Editora Saraiva. Muitas pessoas se referiram à companhia com adjetivos como ‘amo’ e ‘adoro’. Os números apontados por esse estudo são superiores à média de qualquer outra marca como a nossa e pela primeira vez a editora recebe uma roupagem com- pletamentenovadesua identidadevisual,alinhadaaesseconcei- to”, comentaThiago dosReis.

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