Revista Graphprint - Edição 174

GRAPHPRINT MARÇO17 Equipamentos para editorial 17 Para o lado da educação, tradicional consumidor da impressão editorial, os ventos sopram a favor. Recentemente o governo federal sancionou a lei do novo ensino médio e o presidente Michel Te- mer aproveitou para destacar a libera- ção demais R$ 10 bilhões para reforçar o orçamento da educação em 2018. A partir de agora, a educação brasileira prioriza a flexibilização da grade curri- cular, a articulação da instrução profis- sional, além do ensino integral para o desenvolvimento de competências. Pelo jeito a reforma do ensino médio é um instrumento fundamental para a melhoria da educação no país. Trata-se de uma mudança na estrutura do siste- ma atual do ensino médio. Ao propor a flexibilização da grade curricular, o novo modelo permitirá que o estudante esco- lha a área de conhecimento para apro- fundar seus estudos. A nova estrutura terá uma parte comum e obrigatóriaa todasasescolas (BaseNacio- nal Comum Curricular) e outra mais flexí- vel. Com isso,oensinomédioaproximaráa escola da realidade dos estudantes obser- vando as novas demandas domercado de trabalho e, sobretudo, permitirá que cada estudante siga o caminho de suas voca- ções e sonhos, seja para estudos no nível superior, sejaparaocampoprofissional. Nesse caminho, o novomovimento edu- cacional pode abrir novas oportunida- des para o setor gráfico no sentido de mais opções de leitura. CRESCIMENTODOEDITORIAL Olga da Silva, programmarketing mana- ger LatinAmericadaKodak,enxergaposi- tivamente o setor: “Não acreditamos que o segmento editorial está emqueda,mas, sim, assim como ocorre com outros seg- mentos gráficos, está em transformação. O livro impresso coexiste com o e-book, por exemplo, e com as novas tecnologias de impressão, como a Nexpress. É possí- de de impressão e quantidade de castelos que já são considerados antigos parâme- tros da impressora offset. “O empresário pensa em tempos curtos de acerto, pois é isso que fará a diferença nummercado editorial pulverizado e de pequenas tira- gens. Com nossos sistemas de trocas de chapas simultâneas (SPL e DirectDrive) e sistemas de secagem por LED, podemos proporcionar aos nossos clientes acertos curtos entre os trabalhos e agilidade nos processosposterioresà impressão, jáque Sidnei Nastasi,executivodevendasda RMGT: “Omomento de incerteza para o segmento editorial já passou. O boom dos livros digitais passou também.Vemos ummomento de retomada, crescimento de títulos, e há um relacionamento com jovens editores brasileiros que está a todo vapor. Isso nos deixa muito contentes.” vel gerar diferenciação para esses produ- tos impressos, algo que antes não era. Há ferramentas para agregar valor emaximi- zar a experiência do leitor pormeio de in- formações personalizadas, acabamentos de impressão especiais etc.” Sidnei Nastasi, executivo de vendas da RMGT, acredita que omomento de incer- tezapara o segmento editorial jápassou. “O boom dos livros digitais passou tam- bém. Vemos ummomento de retomada, crescimento de títulos, e há um relacio- namento com jovens editores brasileiros que está a todo vapor. Isso nos deixa muito contentes.” Apesar de ser evidente uma queda na tiragem dos exemplares nomercado edi- torial, há dois pontos a serem apontados, alerta Paulo Sergio Raimundo, gerente de serviços da manroland Sheetfed: “Migra- ção dos trabalhos de rotativa para a im- pressãoplanaeumamaiordiversidadede títulos. Ou seja, menores tiragens e mais títulos à disposição dos leitores. Com isso haverá, no médio prazo, junto com a re- cuperação da economia, uma tendência de fortalecimento da impressão plana no mercadoeditorial.Alémdisso,muitasedi- torasestão focandonaqualidadeebeleza de seus produtos para atrair ainda mais os clientes. Muitas pessoas ainda gostam de ler os livrosempapel edevidoàbeleza dos produtos atuais têm prazer em deixar expostos em suas estantes. Além disso, vem crescendo no Brasil o interesse das pessoas em fazer algumas coleções, tais como encadernados de histórias de he- róis como Marvel e DC, da Salvat, e anti- gas edições daDisney, daAbril, que estão sendo publicados novamente.” SINERGIACOMASPEQUENAS TIRAGENS Raimundoenxergaperfeitaharmonia,pois com as quedas nas tiragens, o gráfico, quando pensa em um novo investimento, não se baseia mais apenas em velocida-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=