Revista Graphprint - Edição 174

EQUIPAMENTOSPARAEDITORIAL GRAPHPRINT MARÇO17 16 Após um período com bons resultados, incentivado também pela semana da Black Friday, o mercado livreiro ganhou novo fôlego em razão das vendas de Natal. Mesmo assim os números ainda são insuficientes para encerrar o balanço de 2016 comdesempe- nho positivo. No entanto, no comparativo entre o acumulado de 2016 e ode2015, omercado fecha o ano comquedas em volume (-10,8%) eem faturamento (-3,1%), refletindoo impactoda reces- são econômica do país. Considerando a inflação, a queda real em valor foi de 9,2%. “Apesar do resultado negativo, vale ressaltar a tendência à re- cuperação dos últimos quatro períodos, em que houve reversão da queda de vendas. Até a semana 40, o mercado caía 4,9% e conseguimos fechar oanocom -3,1%. Nossaesperançaéqueem 2017onúmerodeexemplaresvendidospermaneçaminimamente estável dentrodeumcenárioaindadifícil daeconomiabrasileira”, afirmaMarcos daVeiga Pereira, presidente do SindicatoNacional dos Editores de Livros (SNEL). Os dados foram levantados pelo 13º Painel dasVendas de Livros no Brasil em 2016, apresentados Uma impressãode respeito APOIADOEMTENDÊNCIADECRESCIMENTO, SETOREDITORIALVIVEAEXPECTATIVADERETOMAR CAMINHOSSAUDÁVEIS. AS IMPRESSORASESTÃOALINHADASEDISPOSTASACOMPETIREM, INDEPENDENTEMENTEDATIRAGEMESCOLHIDA FábioSabbag peloSNEL epelaNielsen. Os números têm comobase o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. Com resultado acima das previsões otimistas, a 6ª edição da Bla- ck Friday do ano passado impactou positivamente o 12º período analisado domercado editorial em 2016. Em comparação com a médiade vendasdasquatro semanasanterioresaoevento, houve um incremento em volumede115% ede65% em faturamentona semana da Black Friday. O impacto em reais (R$) foi menor em razão dos altos descontos praticados (37,8%) nessa época. Aindade acordo com o estudo, levando em consideração odesem- penho geral do 12º (2015 (05/10 a 29/11/2015) x 2016 (10/10 a 04/12/2016), o resultado também foi positivo: 10,07% em volume e 12,54% em valor, se comparado aomesmo período de 2015. Os resultadosdoacumuladodoano também repercutemaboaperfor- mance desse intervalo,mas não foram suficientes para reverter os númerosnegativos. Comparandocom2015,avariaçãoéde -3,37% em faturamentoe -11,08%em volume.

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