Revista Graphprint - Edição 167 - page 20

PRovas
GRAPHPRINT JULHO16
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EPSON
“Sim.Paraprovadecor,a impressãodigitaléamelhorsolução, jáque
amesmanãonecessitade setupe imprimedeacordocomaneces-
sidade,com tiragensúnicasoudecoresdiferentes”,afirmaMiranda.
ZANATTO
“A grande questão da impressão digital estámais relacionada ao
fluxo de trabalhos do que à qualidade. O grande desespero ou di-
ficuldade de impressores híbridos é o fato de reproduzirem um
item em um equipamento de impressão digital electrofotográfico
ou em uma prova inkjet e na sequência não conseguirem produ-
zir este item em escala com ‘match’ aomaterial apresentado ao
cliente.Agrandequestãoneste temaéentender osequipamentos
HÁDESENVOLVIMENTOSQUEPREZAMPELASCARACTERÍSTICASDE IMPRESSÃODIGITAL?
e investir no sistema de prova de cor ou de gestão de cor para o
fluxo de trabalho. Muitas empresas têm um sistema de prova de
cor, um software que gerencia as provas digitais e acredita que
possuem gerenciamento de cores; são temas completamente di-
ferentes. Apesar de, na essência, um software que gerencia uma
prova digital e um software de gerenciamento de cores fazerem
amesma coisa, converterem de um perfil para outro, ambos têm
finalidadecompletamentedistintas. Enquantoumcontrolaapenas
a saída de um arquivo para a impressora o outro pode controlar
todoofluxodeconversãodigital,podendoproporcionar ‘match’ de
cores entre sistemas de impressão diferentes, como offset, flexo,
digital e rotogravura, e até mesmo ‘match’ entre monitores e o
processofinal de impressão”, explica Esperança.
FabioTolosaMiranda,executivodeNovosMercadosda
Epson:
“A versão digital está sujeita a diversas
variáveis, como a não calibração do
monitor, omodelo da placa gráfica, a
incidência de luz no ambiente, o tipo de
lâmpada e sua temperatura, o uso do
monitor correto e garantir que todos estão
trabalhando sob asmesmas condições.”
de lâmpada e sua temperatura, o uso domonitor correto e garantir que todos
estão trabalhando sob asmesmas condições.”
ParaEsperança, oclientedeveentender oqueeleesperadeumaprova virtual,
seamesmaseráutilizadacomoprovadeconteúdooucomoprovadecor. Uma
vez tendo esse entendimento demaneira clara então vale analisar o fluxo de
trabalho, softwares e hardwares utilizados para o devido fim. “Uma vez que
se espera que a prova virtual seja utilizada no processo como ferramenta de
aprovação de cores, softwares específicos e hardwares deverão ser utilizados
para os devidos fins, tanto no fornecedor do arquivo digital quanto no cliente
final.Monitoresquepossuemamplagamadeajustes, linearizaçãoecalibração
das cores emitidaspelomesmo se fazemnecessários, atrelados a softwarede
compartilhamentodearquivosdigitaisquepossam trabalhar comfluxodeges-
tãodecoreseconversãodeperfis ICCentredispositivosdistintos”,acrescenta
o profissional da Zanatto.
Clientespodemexigirprovacontratual,de layout ouaopçãodeproduzirprovas
em impressora digital nomesmo papel que vai ser impresso. Qual a recomen-
daçãomais adequada?
Sim, épossível total simulaçãodoprocessodeproduçãodomaterial via siste-
ma de prova, onde o sistema de prova deverá simular todas as características
doprocessode impressãodoclienteviapréviacaracterizaçãodosistema.“Nos
casos de provas commaior fidelidade possível, inclusive utilizando omesmo
substrato que será impresso o material final, simulação de cores especiais,
ouro, prata, retículas, inclinação e todas as características do processo de im-
pressão,podemosutilizar aplataformaKodakApproval NX; asprovaspossuem
exatamente osmesmos aspectos domaterial final,mesma densidade das co-
res, trapping e toda e qualquer simulação final, utilizando o mesmo arquivo
.PDF que gerou as chapas de impressão e com gravação térmica das imagens
namesma resolução de saída doCTP: 2400 / 2540dpi”, explica Esperança.
Mirandavai diretoaoponto:“Amelhor recomendaçãoparaoclienteéexigir em
contrato o envio da prova impressa, para validar a amostra.”
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