Revista Graphprint - Edição 163 - page 21

GRAPHPRINT MARÇO16
Evento - Drupa
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INNOVATIONPARK
O Drupa Innovation Park, também conhecido como DIP, vai mos-
trar suas inovações em processos de workflow, automação e as
recentes tecnologiasde impressão.Neleseapresentampequenas
empresase startups, alémdeprotagonistasglobais com soluções
vanguardistas e 130 expositores. ODIP, no pavilhão 7.0, tem van-
tagens para os visitantes, na medida em que consegue explorar
inovações, soluções e exemplos de negócios orientados numa
pequena área simplificada, além de apresentações, palestras e
entrevistas, que vão acontecer no «DipEnergy Lounge”.
PRINT 4.0
A grande novidade naDrupa 2016 será o espaço dedicado à Print
4.0,quevemda indústria4.0,cujoconceitoestána ideiade tornar
as produções mais inteligentes e conectadas, de modo que pra-
ticamente todos os processos dentro da fábrica sejam por meio
das própriasmáquinas, que seguirão o comando dado do sistema
central. Neste novo sistema tecnológico também são possíveis
criações personalizadas, atendendo de forma individual e inte-
grada aos sistemas dos clientes. No universo da impressão, de
forma simplificada, o 4.0 resume-se em trabalhos que atendem
de forma exclusiva e que estejam trabalhando em união com os
demais sistemas.
“Print 4.0 permite a individualização e personalização na impres-
sãodigital,oqueproduzembalagensdealtaqualidade,bemcomo
o rápido crescimento de uma vasta gama de soluções de impres-
são industrial e funcional. E graças a esta cadeia de processos
integrados em redes inteligentes por meio de sistemas ultramo-
dernas emáquinas de impressão, oferece a soluções e garantias
paraaeficáciaecompetitividade.APrint 4.0éagrande tendência
daDrupa2016.Mesmoemestágio inicial, aatividadeémuitocla-
ra” explica Claus Bolza-Schünemann, presidente do conselho de
Koenig&Bauer e representante do comitê daDrupa.
EMBALAGENSDADRUPA 2016
Outro destaque importante no evento é a produção de embala-
gens. Segundo as previsões divulgadas pelos organizadores da
feira, tal mercado vai crescer US$ 985 bilhões até 2018. Por isso,
na Drupa haverá um show especial dedicado às embalagens, o
PackagingTouch Point. O evento vai ter a participação de 20 ex-
positores, debatendo o tema. As apresentações terão o apoio da
European Packaging Design Association (EPDA), associação eu-
ropeia voltada para agências de embalagem e marcas, tanto no
âmbito de concepção como de execução. Serão discutidos diver-
sos acontecimentos das embalagens focando em necessidades
técnicas e funcionais, considerações éticas e culturais, eficiência
e lucratividade, a vasta gama de substratos por meio de várias
tecnologias. OPackagingTouchPoint será divididoemquatropar-
tes: future labs, ou laboratórios do futuro; alimentos e bebidas;
não alimentícios; e farmacêutico e cosméticos. Serão trazidos
exemplos práticos de sucesso, assim como potenciais soluções
de produções futuras serão expostas. Em umamostra especial e
separada, o Packaging Touch Point vai refletir sobre a relevância
dessemercado.“Nossoobjetivoé identificar potencial nodesigne
naproduçãodeembalagens”, dizSabine. Oespaçoé voltadopara
marcas, designers de embalagem e fornecedores de serviço que
já operamno setor ouque pretendem entrar no segmento.
IMPRESSÃO3D
Sabine enxerga que os temas do evento estão mudando, procu-
rando focoparaa inovaçãono setor e fornecendoumaplataforma
especial para tecnologias pioneiras interdisciplinares, e dá como
exemplo a impressão 3D. “O potencial da impressão 3D emmui-
tos mercados emergentes não deve ser subestimado. Em parti-
cular, peças de reposição para engenhariamecânica e design de
embalagem oferecem grandes oportunidades para fabricantes de
maquinário”, diz Sabine.
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