EMPRESAEMDESTAQUE
GRAPHPRINT MARÇO16
14
A Kodak, em parceria com a revenda Zanatto Soluções Gráficas,
lançou oficialmente no Brasil, no dia 27 de janeiro, no Senai Ba-
rueri (SP), a famíliaNXadvantage, umaatualização tecnológicada
linha Kodak Flexcel que traz diversos aprimoramentos, frutos de
quase três anos depesquisas eque envolvemumnovopadrãode
microrretículas, otimização no uso de tinta, agilidade nos proces-
sos e aumento de qualidade visual das embalagens impressas.
A palestra apresentada por Mauro Freitas, gerente comercial na
Kodak para os países do Cone Sul no segmento de embalagens,
mostrou a evolução do portfólio de soluções flexográficas da Ko-
dak e o panorama domercado flexográfico no Brasil e nomundo,
incluindo tendências e principais desafios; e a segunda,ministra-
da por Robson Esperança, gerente para soluções em flexografia
daZanatto,mostroua linhaevolutivada tecnologiaKodak Flexcel
NXdesdeseu lançamentonaDrupade2008atéodesenvolvimen-
to da geraçãoNX advantage.
Segundo Freitas, os empresários brasileiros sofrem a pressão da
concorrência externa, principalmente de embalagens impressas
na China, e devem também estar atentos a inovações iminen-
tes, como inserção de recursos para interação com dispositivos
móveis (códigos de barras, QR Codes etc.), realidade aumentada,
Kodak lançanoBrasil ferramenta
para setor de embalagens
RobsonEsperança (esq) eMauroFreitasapresentamasnovidadesdoKodakNXadvantage
PALESTRA, QUECONTOU
COMORGANIZAÇÃODA
KODAKEDESUAREVENDA
ZANATTOSOLUÇÕES
GRÁFICAS,APRESENTOU
RECURSOSEDIFERENCIAIS
DAATUALIZAÇÃODA
FAMÍLIAKODAK FLEXCEL
NXEDESTACOUOS
BENEFÍCIOS IMEDIATOSPARA
CONVERTEDORESEGRÁFICAS
DEEMBALAGENS
personalização e segmentação, embalagens inteligentes, entre
outros. “O segmento precisa se adaptar a essas demandas para
se tornar competitivo e aumentar o volume de exportação, e isso
passa por investir em novas técnicas e tecnologias de produção
que proporcionem ganhos reais e mensuráveis aos convertedo-
res”, afirma.
“Há um antes e um depois da tecnologia Flexcel. Basta ver que a
tecnologia foi apresentada na Drupa de 2008 e, até hoje, as em-
presas não exploram todo seu potencial e suas novidades conti-
nuam atuais”, disse Esperança.
Segundo o palestrante, a geração NX advantage resolveu alguns
questionamentos que ainda persistiam, após o lançamento do
Flexcel NX: “Há desafios que obrigam os convertedores e gráfi-
cos a se equilibrarem entre otimizar a qualidade e aumentar a
produtividade. O que acontecia é que, normalmente, aomexer em
um comprometia-se o outro. Além disso, todo esse processo de
adaptação gera custos maiores tanto para convertedores quanto
para donos de marca. O NX advantage elimina isso, já que está
preparado para trabalhar com qualquer desafio do mercado de
flexografia, tanto os que já existem como demandas que possam
surgir”, disse.