Revista Graphprint - Edição 141 - page 49

GRAPHPRINT MAR 14
Balanço
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A 10ª rodada aponta que
48% dos entrevistados
acreditam que esse ano
o desempenho das suas
empresas será mais po-
sitivo em relação ao ano
passado. Esse compor-
tamento é reflexo dos re-
sultados obtidos em 2013,
que não foram expressivos
em nenhum dos indicado-
res da pesquisa Simpi.
Ao fazer um balanço dos Indicadores de Atividade Empresarial entre março, quando a
pesquisa foi lançada, e dezembro de 2013 é possível detectar estabilidade, com média
de 57,5 pontos. Na análise mês a mês, setembro registrou a melhor média, 59,4 pontos;
enquanto que dezembro acusou o pior resultado, 57 pontos.
No que se refere ao indicador de atividade econômica, os negócios registrados durante
o ano passado foram caracterizados por sua estabilidade e a média anual foi de 57,2
pontos. Março registrou a melhor média, 60,4 pontos, ao passo que junho ficou com o
pior resultado: 52,1.
Por sua vez, o indicador de investimento vem registrando movimento de queda desde
agosto de 2013. Seu melhor momento foi detectado em agosto, 26,7 pontos, ao passo
que dezembro registrou o pior resultado do ano: 19 pontos.
O estudo também mostra que 84% dos entrevistados que concorrem com produtos im-
portados, considera a concorrência desfavorável, 10% superior ao registrado na rodada
anterior. Apesar da visão negativa registrada em dezembro, a análise mês a mês revela
que setembro foi índice para os empresários, com 87%.
A pesquisa do Indicador de Atividade das Micros e Pequenas Indústrias de São Paulo,
encomendado pelo Simpi e efetuada pelo Datafolha, foi realizada entre os dias 4 e 23 de
dezembro, com 305 micro e pequenas indústrias paulistas. São consideradas micro as
indústrias que empregam até nove funcionários, e pequenas, de 10 a 50 trabalhadores
registrados.
A íntegra das dez pesquisas realizadas pelo Simpi e Datafolha, desde março, estão dis-
poníveis no site da entidade
).
Principais exportações
Embalagens foi o segmento que mais
exportou no período, com 38,7% das re-
ceitas de vendas externas de produtos
gráficos, correspondentes a US$ 108,1
milhões e 66,9 mil toneladas. Venezuela
(23%), Uruguai (19%) e Argentina (8%)
foram os principais mercados. O segun-
do maior exportador foi o segmento de
cartões impressos, com 34% do total,
equivalentes a US$ 95,9 milhões e 813
toneladas. Argentina (25%), Chile (19%)
e Equador (11%) constituíram os prin-
cipais destinos dos cartões impressos
brasileiros. Com 11% do total exporta-
do, o segmento de cadernos ocupa o
terceiro lugar do ranking. Suas vendas
externas somaram US$ 30,7 milhões e
17,1 mil toneladas – entre os compra-
dores, destaque para Estados Unidos
(70%), Porto Rico (5%), Paraguai e Re-
pública Dominicana (com 4% cada).
Maiores importações
No outro prato da balança, as importa-
ções de produtos gráficos concentra-
ram-se em itens editoriais (como livros
e revistas), equivalentes a 34% do total.
As compras nesse nicho corresponde-
ram a US$ 185,9 milhões e 28 mil tone-
ladas. China (28%), Hong Kong e Estados
Unidos (com 15% cada) foram os prin-
cipais beneficiados pelas importações
brasileiras de produtos editoriais. Tam-
bém nesse caso o segmento de cartões
ocupa a segunda posição, com 25% do
total, correspondentes a US$ 107,7 mi-
lhões e 955 toneladas. As principais ori-
gens dessas importações foram Suíça
(39%), Estados Unidos (26%) e França
(9%). Embalagens formaram o terceiro
grande bloco de produtos gráficos im-
portados em 2013, com 20% do total.
As transações no período atingiram US$
136,5 milhões e 58,5 mil toneladas. Os
principais fornecedores internacionais
foram China (34%), Alemanha (13%) e
Espanha (10%).
A pesquisa Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de
São Paulo, encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria
de São Paulo (Simpi), indica que os dirigentes das MPIs esperam que
2014 seja melhor que o ano anterior para a realização de negócios
Maioria dos empresários das micro e pequenas
indústrias tem visão otimista sobre 2014
1...,39,40,41,42,43,44,45,46,47,48 50,51,52
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