Revista Graphprint - Edição 141 - page 40

PAPEL IMPRIMIR E ESCREVER
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No quarto trimestre de 2013, a IP obteve re-
sultados líquidos de US$436 milhões (US$0,98
por ação), em comparação com US$235 mi-
lhões (US$0,53 por ação) no quarto trimestre
de 2012.
O lucro operacional em 2013 foi de US$1,4 bi-
lhão (US$3,16 por ação) em comparação com
US$1,2 bilhão (US$2,65 por ação) em 2012. O
lucro operacional no 4º trimestre de 2013 to-
talizou US$367 milhões (US$0,83 por ação) em
comparação com US$305 milhões (US$0,69
por ação) no quarto trimestre de 2012.
As vendas anuais totalizaram US$29,1 bi-
lhões em 2013 em comparação aos US$27,8
bilhões em 2012. As vendas líquidas do quar-
to trimestre foram de US$7,2 bilhões em
comparação com US$7,1 bilhões no quarto
trimestre de 2012.
Após ter conhecimento de todos os números,
GRAPHPRINT imprime uma entrevista com Je-
fferson Leite, gerente geral de vendas, para
saber como a empresa enxerga o atual mo-
mento do mercado de imprimir & escrever.
Ações e resultados da
International Paper
A empresa divulgou os resultados líquidos
referentes ao ano de 2013 atribuíveis aos
acionistas ordinários, que totalizaram US$1,4
bilhão (US$3,11 por ação) em comparação aos
US$794 milhões (US$1,80 por ação) no ano de 2012
GRAPHPRINT: O uso de tablets em salas de aulas é alardeado há pelos me-
nos quatro anos, mas ainda não deslanchou, nem tampouco substituiu os
livros de papel. Porém, o MEC promete distribuir neste ano, pela primeira
vez, quase 500 mil tablets e ao mesmo tempo passou a exigir que as edito-
ras participantes dos programas de livros didáticos para escolas públicas
produzam também conteúdo digital. Qual é a opinião do fabricante de pa-
pel nesse imbróglio?
Leite:
O cenário visto pela International Paper é de que livros impressos e digitais
são complementares. Temos presenciado nos últimos anos que o crescimento
das vendas digitais não impede o crescimento das vendas impressas. Um dos
motivos para isso é justamente o grande contingente populacional que passa a
ter acesso à leitura devido ao maior acesso à renda e educação, realidade vivida
no Brasil nos últimos anos. Essa parcela da população tem seu ingresso no mun-
do da leitura por meio do livro impresso.
Estudo da Bracelpa mostra que o consumo aparente de papel para imprimir e es-
crever cresceu 40% em 10 anos, atingindo 2,3 milhões de toneladas de papel em
2012. A produção também registrou avanços, com 18,3% de aumento no período
de 2003 a 2012.
Acreditamos que o acesso a meios eletrônicos não substitui o uso do papel e, em
muitos aspectos, até impulsiona a sua utilização, uma vez que as pessoas têm
mais acesso às informações e preferem, muitas vezes, imprimi-las.
O fato é que tanto as mídias impressas quanto as digitais precisam se tornar
cada vez mais sustentáveis para poderem sobreviver, e nossas escolhas devem
Fábio Sabbag
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